Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32284
Tipo: | Resumo |
Título : | Coalho - Coletivo de pesquisa em cinema e audiovisual |
Autor : | Paula, Luisa Teixeira de Silva, Ana Paula Oliveira da Silva, Renan de Oliveira Monteiro, Saulo Silva Fonteles, Nathanael Maia Dumaresq, Daniela Duarte |
Palabras clave : | Tensões na imagem;Política da imagem;Documentário |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | PAULA,Luisa Teixeira de et al. Coalho - Coletivo de pesquisa em cinema audiovisual. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3) |
Resumen en portugués brasileño: | O cOaLHO - Coletivo de Pesquisa em Cinema e Audiovisual investiga temáticas relativas ao campo do documentário e suas relações com outras linguagens audiovisuais. Em 2016, as práticas do grupo de estudo estão sendo pautadas pelo objetivo de discutir e apreender como as dimensões teóricas, estéticas e sensíveis coexistem e se tensionam imageticamente. A metodologia de trabalho se baseia em uma relação de co-dependência entre elas. Entende-se que criação e reflexão não são processos distintos, de maneira que os debates semanais com a comunidade acadêmica são já, em certo sentido, criação e realização das obras que estão em produção. Nos encontros semanais são abordados textos e filmes que ajudam a refletir as tensões na imagem e a propor uma política da imagem que se traduza audiovisualmente. As questões que motivam a produção de imagens passam por desafios próprios da produção, como a construção de obras coletivas, e desafios estéticos motivados pela ideia flanar pela cidade e observar as pessoas, as pequenas situações cotidianas. São quatro os eixos principais que guiam estas discussões: O Rosto na Cena, O Conflito da Imagem com o Real, O Olho do Cinema e O Filme Ensaio. Entre as referências utilizadas estão escritos de teóricos como Jean Epstein, Eduardo Grüner e Jean-Louis Comolli e os filmes Notas para uma Oréstia Africana (Pier Paolo Pasolini, 1970), O Homem com uma câmera (Dziga Vertov, 1929) e Sem Sol (Chris Marker, 1983). |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32284 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_ltdepaula.pdf | 49,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.