Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3102
Type: Dissertação
Title: Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicas
Title in English: Perception of music as theme and as an academic discipline
Authors: Teixeira, Jáderson Aguiar
Advisor: Matos, Elvis de Azevedo
Keywords: Percepção musical - Estudo e ensino(Superior) - Ceará;Solfejo - Estudo e ensino(Superior) - Ceará;Música - Instrução e estudo - Ceará;Universidade Federal do Ceará - Estudantes;Estudantes universitários - Ceará - Atitudes;Professores de música - Ceará - Atitudes
Issue Date: 2011
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: TEIXEIRA, Jáderson Aguiar. Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicas. 2011. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza_CE, 2011.
Abstract in Brazilian Portuguese: Minha dissertação procura elaborar, avaliar e relacionar pesquisas no campo da percepção musical enquanto tema e enquanto disciplina acadêmica na perspectiva de atentar para uma metodologia de ensino que seja atualizada e próxima do nosso contexto brasileiro. Relata os processos pessoais que me despertaram a transformar minhas experiências perceptivo-musicais em ciência da educação musical. Pondera sobre os processos sociais que ajudam a construir a percepção musical brasileira sob a luz de autores que reconhecem a relevância do conhecimento produzido nos países dominados. Tenta um diálogo entre os pensadores da percepção musical, sobretudo como disciplina acadêmica. Apresenta a proposta curricular da disciplina de Percepção e Solfejo do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal do Ceará (UFC) e discute com seus professores sobre suas escolhas teórico-metodológicas. Na última seção, sopesa o conceito dos graduandos da UFC acerca da relevância e da contribuição da disciplina de Percepção e Solfejo nas suas formações. Como resultado geral, apresenta a fragilidade do desenvolvimento perceptivo baseado nos ditados musicais para descobrir uma nova abordagem vinculada à atitude coletiva de expressão consciente. Confirma a viabilidade do solfejo móvel e sugere, além da prática de solfejo, a necessidade de utilização do corpo e a alternativa de transitar por disciplinas como harmonia, contraponto, história e estética que tradicionalmente não encontram um lugar na academia para se reencontrarem. Indica a necessidade de se conhecer os grupos envolvidos no processo de construção do saber, recomenda a utilização da canção brasileira como repertório essencial e mostra, para além das fronteiras do presente trabalho, a lacuna da elaboração de um método brasileiro de percepção musical que utilize como excipiente a confecção orientada de arranjos de música popular e possa, a partir da referência próxima da afirmação experimentada da tradição, estar aberto a um diálogo epistemológico com outras culturas musicais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3102
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_Dis_JATeixeira.pdf789,15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.