Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMatos, Elvis de Azevedo-
dc.contributor.authorTeixeira, Jáderson Aguiar-
dc.date.accessioned2012-07-09T14:40:37Z-
dc.date.available2012-07-09T14:40:37Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Jáderson Aguiar. Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicas. 2011. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza_CE, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3102-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectPercepção musical - Estudo e ensino(Superior) - Cearápt_BR
dc.subjectSolfejo - Estudo e ensino(Superior) - Cearápt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudo - Cearápt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Ceará - Estudantespt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Ceará - Atitudespt_BR
dc.subjectProfessores de música - Ceará - Atitudespt_BR
dc.titlePensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrMinha dissertação procura elaborar, avaliar e relacionar pesquisas no campo da percepção musical enquanto tema e enquanto disciplina acadêmica na perspectiva de atentar para uma metodologia de ensino que seja atualizada e próxima do nosso contexto brasileiro. Relata os processos pessoais que me despertaram a transformar minhas experiências perceptivo-musicais em ciência da educação musical. Pondera sobre os processos sociais que ajudam a construir a percepção musical brasileira sob a luz de autores que reconhecem a relevância do conhecimento produzido nos países dominados. Tenta um diálogo entre os pensadores da percepção musical, sobretudo como disciplina acadêmica. Apresenta a proposta curricular da disciplina de Percepção e Solfejo do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal do Ceará (UFC) e discute com seus professores sobre suas escolhas teórico-metodológicas. Na última seção, sopesa o conceito dos graduandos da UFC acerca da relevância e da contribuição da disciplina de Percepção e Solfejo nas suas formações. Como resultado geral, apresenta a fragilidade do desenvolvimento perceptivo baseado nos ditados musicais para descobrir uma nova abordagem vinculada à atitude coletiva de expressão consciente. Confirma a viabilidade do solfejo móvel e sugere, além da prática de solfejo, a necessidade de utilização do corpo e a alternativa de transitar por disciplinas como harmonia, contraponto, história e estética que tradicionalmente não encontram um lugar na academia para se reencontrarem. Indica a necessidade de se conhecer os grupos envolvidos no processo de construção do saber, recomenda a utilização da canção brasileira como repertório essencial e mostra, para além das fronteiras do presente trabalho, a lacuna da elaboração de um método brasileiro de percepção musical que utilize como excipiente a confecção orientada de arranjos de música popular e possa, a partir da referência próxima da afirmação experimentada da tradição, estar aberto a um diálogo epistemológico com outras culturas musicais.pt_BR
dc.title.enPerception of music as theme and as an academic disciplinept_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_Dis_JATeixeira.pdf789,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.