Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3102
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Matos, Elvis de Azevedo | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Jáderson Aguiar | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-09T14:40:37Z | - |
dc.date.available | 2012-07-09T14:40:37Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Jáderson Aguiar. Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicas. 2011. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza_CE, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3102 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Percepção musical - Estudo e ensino(Superior) - Ceará | pt_BR |
dc.subject | Solfejo - Estudo e ensino(Superior) - Ceará | pt_BR |
dc.subject | Música - Instrução e estudo - Ceará | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Ceará - Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários - Ceará - Atitudes | pt_BR |
dc.subject | Professores de música - Ceará - Atitudes | pt_BR |
dc.title | Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Minha dissertação procura elaborar, avaliar e relacionar pesquisas no campo da percepção musical enquanto tema e enquanto disciplina acadêmica na perspectiva de atentar para uma metodologia de ensino que seja atualizada e próxima do nosso contexto brasileiro. Relata os processos pessoais que me despertaram a transformar minhas experiências perceptivo-musicais em ciência da educação musical. Pondera sobre os processos sociais que ajudam a construir a percepção musical brasileira sob a luz de autores que reconhecem a relevância do conhecimento produzido nos países dominados. Tenta um diálogo entre os pensadores da percepção musical, sobretudo como disciplina acadêmica. Apresenta a proposta curricular da disciplina de Percepção e Solfejo do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal do Ceará (UFC) e discute com seus professores sobre suas escolhas teórico-metodológicas. Na última seção, sopesa o conceito dos graduandos da UFC acerca da relevância e da contribuição da disciplina de Percepção e Solfejo nas suas formações. Como resultado geral, apresenta a fragilidade do desenvolvimento perceptivo baseado nos ditados musicais para descobrir uma nova abordagem vinculada à atitude coletiva de expressão consciente. Confirma a viabilidade do solfejo móvel e sugere, além da prática de solfejo, a necessidade de utilização do corpo e a alternativa de transitar por disciplinas como harmonia, contraponto, história e estética que tradicionalmente não encontram um lugar na academia para se reencontrarem. Indica a necessidade de se conhecer os grupos envolvidos no processo de construção do saber, recomenda a utilização da canção brasileira como repertório essencial e mostra, para além das fronteiras do presente trabalho, a lacuna da elaboração de um método brasileiro de percepção musical que utilize como excipiente a confecção orientada de arranjos de música popular e possa, a partir da referência próxima da afirmação experimentada da tradição, estar aberto a um diálogo epistemológico com outras culturas musicais. | pt_BR |
dc.title.en | Perception of music as theme and as an academic discipline | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_Dis_JATeixeira.pdf | 789,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.