Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25570
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Inclusão digital como fator de acesso a informação : perspectivas para o letramento digital |
Título em inglês: | Digital inclusion as factor of access to information: perspectives for digital literacy |
Autor(es): | Sousa, Laiana Ferreira de França, Izabel de Lima |
Palavras-chave: | Letramento Digital;Inclusão Digital |
Data do documento: | Jan-2017 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais |
Citação: | SOUSA, L. F. ; FRANÇA, I. L. Inclusão digital como fator de acesso a informação : perspectivas para o letramento digital. R. Saúd. Digi. Tec. Edu., Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 20-29, jan./ago. 2017. |
Resumo: | Introdução: O texto apresenta a importância da inclusão digital atrelada ao poder de acesso e uso da informação em tempos de cibercultura. Método: Em termos metodológicos, a pesquisa envolveu essencialmente levantamento bibliográfico em bases de dados da área de Ciências Sociais Aplicadas. Resultado: Evidencia-se a importância do letramento digital para a construção e desenvolvimento de um sujeito incluído digitalmente na Sociedade da Informação, demonstrando a necessidade de competências que mobilizem conhecimentos para uma interação informacional eficaz. Conclusão: A partir desse quadro contextual, este artigo pretende contribuir com a discussão em torno dos temas Inclusão Digital, Letramento, Letramento Digital para o acesso informacional. |
Abstract: | Introduction: The text presents the importance of digital inclusion linked to the power of access and use of information in times of cyberculture. Method: Methodologically, the research involved essentially a bibliographic survey in databases of Applied Social Sciences. Result: The importance of digital literacy for the construction and development of a digitally included subject in the Information Society is demonstrated, demonstrating the need for skills that mobilize knowledge for effective information interaction. Conclusion: Based on this contextual framework, this article aims to contribute to the discussion around the themes Digital Inclusion, Literacy, Digital Literacy for informational access. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25570 |
ISSN: | 2525-9563 |
Aparece nas coleções: | NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_lfsousa.pdf | 194,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.