Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25570
Type: Artigo de Periódico
Title: Inclusão digital como fator de acesso a informação : perspectivas para o letramento digital
Title in English: Digital inclusion as factor of access to information: perspectives for digital literacy
Authors: Sousa, Laiana Ferreira de
França, Izabel de Lima
Keywords: Letramento Digital;Inclusão Digital
Issue Date: Jan-2017
Publisher: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citation: SOUSA, L. F. ; FRANÇA, I. L. Inclusão digital como fator de acesso a informação : perspectivas para o letramento digital. R. Saúd. Digi. Tec. Edu., Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 20-29, jan./ago. 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: Introdução: O texto apresenta a importância da inclusão digital atrelada ao poder de acesso e uso da informação em tempos de cibercultura. Método: Em termos metodológicos, a pesquisa envolveu essencialmente levantamento bibliográfico em bases de dados da área de Ciências Sociais Aplicadas. Resultado: Evidencia-se a importância do letramento digital para a construção e desenvolvimento de um sujeito incluído digitalmente na Sociedade da Informação, demonstrando a necessidade de competências que mobilizem conhecimentos para uma interação informacional eficaz. Conclusão: A partir desse quadro contextual, este artigo pretende contribuir com a discussão em torno dos temas Inclusão Digital, Letramento, Letramento Digital para o acesso informacional.
Abstract: Introduction: The text presents the importance of digital inclusion linked to the power of access and use of information in times of cyberculture. Method: Methodologically, the research involved essentially a bibliographic survey in databases of Applied Social Sciences. Result: The importance of digital literacy for the construction and development of a digitally included subject in the Information Society is demonstrated, demonstrating the need for skills that mobilize knowledge for effective information interaction. Conclusion: Based on this contextual framework, this article aims to contribute to the discussion around the themes Digital Inclusion, Literacy, Digital Literacy for informational access.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25570
ISSN: 2525-9563
Appears in Collections:NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_art_lfsousa.pdf194,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.