Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24970
Tipo: | TCC |
Título : | Avaliação da aprendizagem: as concepções de professores do 4º e 5º ano de duas escolas da rede municipal de Fortaleza |
Autor : | Alencar, Kayciane Assunção |
Tutor: | Passos, Carmensita Matos Braga |
Palabras clave : | Avaliação da aprendizagem;Nota;Verificação;Instrumentos |
Fecha de publicación : | 2012 |
Citación : | ALENCAR, Kayciane Assunção. Avaliação da apredizagem: as concepções de professores do 4º e 5º ano de duas escolas da rede municipal de Fortaleza. 2012. 51f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2012. |
Resumen en portugués brasileño: | A avaliação da aprendizagem é um processo de grande relevância para o trabalho pedagógico, pois aponta as dificuldades e avanços dos alunos frente ao desafio de aprender, dando subsídios ao professor para uma tomada de decisões. A pesquisa teve como objetivo principal identificar as concepções de avaliação de professores do 4º e 5º ano de duas escolas da rede municipal de Fortaleza. Para tal, busquei compreender como o professor percebe o erro, a nota, as atitudes tomadas frente aos resultados e a importância de uma prática investigativa para o processo de ensino e aprendizagem. Para alcançar tais objetivos, foram aplicados questionários com nove questões, dentre as quais seis questões abertas e três objetivas. A análise dos dados coletados demonstrou que a maioria dos professores investigados reconhece a importância da avaliação com intenção formativa e mediadora. No entanto, algumas respostas apontam uma visão de avaliação ainda restrita à verificação centrada na nota. Estes dados revelam a necessidade de um maior investimento no processo, além disso, destaquei a importância de uma contínua formação, contribuindo para um fazer pedagógico cada vez mais reflexivo. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24970 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_ kaalencar.pdf | 417,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.