Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24970
Type: | TCC |
Title: | Avaliação da aprendizagem: as concepções de professores do 4º e 5º ano de duas escolas da rede municipal de Fortaleza |
Authors: | Alencar, Kayciane Assunção |
Advisor: | Passos, Carmensita Matos Braga |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem;Nota;Verificação;Instrumentos |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | ALENCAR, Kayciane Assunção. Avaliação da apredizagem: as concepções de professores do 4º e 5º ano de duas escolas da rede municipal de Fortaleza. 2012. 51f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2012. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A avaliação da aprendizagem é um processo de grande relevância para o trabalho pedagógico, pois aponta as dificuldades e avanços dos alunos frente ao desafio de aprender, dando subsídios ao professor para uma tomada de decisões. A pesquisa teve como objetivo principal identificar as concepções de avaliação de professores do 4º e 5º ano de duas escolas da rede municipal de Fortaleza. Para tal, busquei compreender como o professor percebe o erro, a nota, as atitudes tomadas frente aos resultados e a importância de uma prática investigativa para o processo de ensino e aprendizagem. Para alcançar tais objetivos, foram aplicados questionários com nove questões, dentre as quais seis questões abertas e três objetivas. A análise dos dados coletados demonstrou que a maioria dos professores investigados reconhece a importância da avaliação com intenção formativa e mediadora. No entanto, algumas respostas apontam uma visão de avaliação ainda restrita à verificação centrada na nota. Estes dados revelam a necessidade de um maior investimento no processo, além disso, destaquei a importância de uma contínua formação, contribuindo para um fazer pedagógico cada vez mais reflexivo. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24970 |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_ kaalencar.pdf | 417,19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.