Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24970
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Passos, Carmensita Matos Braga | - |
dc.contributor.author | Alencar, Kayciane Assunção | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-23T13:03:14Z | - |
dc.date.available | 2017-08-23T13:03:14Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | ALENCAR, Kayciane Assunção. Avaliação da apredizagem: as concepções de professores do 4º e 5º ano de duas escolas da rede municipal de Fortaleza. 2012. 51f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24970 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Nota | pt_BR |
dc.subject | Verificação | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem: as concepções de professores do 4º e 5º ano de duas escolas da rede municipal de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A avaliação da aprendizagem é um processo de grande relevância para o trabalho pedagógico, pois aponta as dificuldades e avanços dos alunos frente ao desafio de aprender, dando subsídios ao professor para uma tomada de decisões. A pesquisa teve como objetivo principal identificar as concepções de avaliação de professores do 4º e 5º ano de duas escolas da rede municipal de Fortaleza. Para tal, busquei compreender como o professor percebe o erro, a nota, as atitudes tomadas frente aos resultados e a importância de uma prática investigativa para o processo de ensino e aprendizagem. Para alcançar tais objetivos, foram aplicados questionários com nove questões, dentre as quais seis questões abertas e três objetivas. A análise dos dados coletados demonstrou que a maioria dos professores investigados reconhece a importância da avaliação com intenção formativa e mediadora. No entanto, algumas respostas apontam uma visão de avaliação ainda restrita à verificação centrada na nota. Estes dados revelam a necessidade de um maior investimento no processo, além disso, destaquei a importância de uma contínua formação, contribuindo para um fazer pedagógico cada vez mais reflexivo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_ kaalencar.pdf | 417,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.