Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPassos, Carmensita Matos Braga-
dc.contributor.authorAlencar, Kayciane Assunção-
dc.date.accessioned2017-08-23T13:03:14Z-
dc.date.available2017-08-23T13:03:14Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationALENCAR, Kayciane Assunção. Avaliação da apredizagem: as concepções de professores do 4º e 5º ano de duas escolas da rede municipal de Fortaleza. 2012. 51f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24970-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectNotapt_BR
dc.subjectVerificaçãopt_BR
dc.subjectInstrumentospt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem: as concepções de professores do 4º e 5º ano de duas escolas da rede municipal de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA avaliação da aprendizagem é um processo de grande relevância para o trabalho pedagógico, pois aponta as dificuldades e avanços dos alunos frente ao desafio de aprender, dando subsídios ao professor para uma tomada de decisões. A pesquisa teve como objetivo principal identificar as concepções de avaliação de professores do 4º e 5º ano de duas escolas da rede municipal de Fortaleza. Para tal, busquei compreender como o professor percebe o erro, a nota, as atitudes tomadas frente aos resultados e a importância de uma prática investigativa para o processo de ensino e aprendizagem. Para alcançar tais objetivos, foram aplicados questionários com nove questões, dentre as quais seis questões abertas e três objetivas. A análise dos dados coletados demonstrou que a maioria dos professores investigados reconhece a importância da avaliação com intenção formativa e mediadora. No entanto, algumas respostas apontam uma visão de avaliação ainda restrita à verificação centrada na nota. Estes dados revelam a necessidade de um maior investimento no processo, além disso, destaquei a importância de uma contínua formação, contribuindo para um fazer pedagógico cada vez mais reflexivo.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_ kaalencar.pdf417,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.