Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22921
Type: Artigo de Periódico
Title: A percepção de professores em relação ao PROUNI e o Estado
Title in English: The perception of professors in relation to the ProUni and the State
Authors: Mattos, Maria José Viana Marinho de
O’Reilly, Maria Cristina Ravanelli de Barros
Keywords: Políticas públicas;ProUni;Universidade;Estado
Issue Date: 2010
Publisher: Revista Avaliação de Políticas Públicas
Citation: MATTOS, Maria José Viana Marinho de; O’REILLY, Maria Cristina Ravanelli de Barros. A percepção de professores em relação ao PROUNI e o Estado. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 5, p. 67-75, jan./jun. 2010.
Abstract in Brazilian Portuguese: O artigo é recorte de pesquisa realizada sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni), realizada na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Poços de Caldas. Analisa a percepção dos professores sobre este programa, que compõe o conjunto das políticas educacionais sob a gestão do Ministério da Educação (MEC), do governo Luis Inácio Lula da Silva – Lula. A metodologia envolveu levantamento documental de legislação publicada no período de 2004 a 2008, a respeito do ProUni; de revisão bibliográfica de políticas públicas de inclusão social; ações afirmativas e de análise de dados provenientes de um grupo de professores. Em relação aos resultados obtidos não se observou preconceito em relação aos estudantes beneficiados pelo programa; a maioria dos professores (88%) expressa acreditar que o ProUni oportuniza o acesso ao ensino superior para jovens, que serão os primeiros do grupo familiar a ter oportunidade de cursar ensino superior, trazendo impactos positivos às suas vidas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22921
ISSN: 1984-3100
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:MAPP - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_art_mjvmmattosmcrbo'reilly.pdf66,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.