Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14317
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A magia do conhecimento pela compreensão das veredas poéticas: imaginário e educação |
Autor(es): | Arruda, Francimar Duarte |
Palavras-chave: | Conhecimento;Imaginário;Poesia |
Data do documento: | 1999 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | ARRUDA, Francimar Duarte. A magia do conhecimento pela compreensão das veredas poéticas: imaginário e educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, n. 37, p. 07-25, 1999. |
Resumo: | Os processos do conhecer convivem hoje com um grande desafio: a apropriação do universal concreto mediante o pensamento. Só que a produção desse pensamento não poderá mais estabelecer um corte epistemológico abismal, opondo, sem reconciliação possível, a estrutura contra a história, o nascido contra o nascente, o constituído contra o constituinte, o movido contra o movente, o ser contra o vir-a-ser. |
Abstract: | The process of acquiring knowledge have today a great challenge: the appropriation of the universal trought thought. Except that production of this thought can no longer establish a deep epistemological cut, in oppsition, wetland a possibility of reconciliation, between structure and history, the been and those being been that which is constituted and that whieh is being constituted, that which is moved and the mover, the being coming into being. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14317 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1999_art_fdarruda.pdf | 19,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.