Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14317
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A magia do conhecimento pela compreensão das veredas poéticas: imaginário e educação
Autor(es): Arruda, Francimar Duarte
Palavras-chave: Conhecimento;Imaginário;Poesia
Data do documento: 1999
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: ARRUDA, Francimar Duarte. A magia do conhecimento pela compreensão das veredas poéticas: imaginário e educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, n. 37, p. 07-25, 1999.
Resumo: Os processos do conhecer convivem hoje com um grande desafio: a apropriação do universal concreto mediante o pensamento. Só que a produção desse pensamento não poderá mais estabelecer um corte epistemológico abismal, opondo, sem reconciliação possível, a estrutura contra a história, o nascido contra o nascente, o constituído contra o constituinte, o movido contra o movente, o ser contra o vir-a-ser.
Abstract: The process of acquiring knowledge have today a great challenge: the appropriation of the universal trought thought. Except that production of this thought can no longer establish a deep epistemological cut, in oppsition, wetland a possibility of reconciliation, between structure and history, the been and those being been that which is constituted and that whieh is being constituted, that which is moved and the mover, the being coming into being.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14317
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_fdarruda.pdf19,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.