Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12079
Type: Artigo de Periódico
Title: O brinquedo pedagógico na matemática do pré-escolar
Authors: Oliveira, Glaucenete Barros de
Keywords: Brinquedo pedagógico;Pré-escola;O ensino da matemática;Ação educativa piagetiana
Issue Date: 1984
Publisher: Revista Educação e Debate
Citation: OLIVEIRA, Glaucenete Barros de. O brinquedo pedagógico na matemática do pré-escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 6/7, n. 2/1, p. 153-167, 1983/1984.
Abstract in Brazilian Portuguese: No livro - Ensino na escola primária entende-se o ensino como um processo de estimular e orientar a aprendizagem. A aprendizagem é entendida como uma experiência altamente individual. O objetivo do verdadeiro professor é levar o aluno a descobrir-se a si mesmo e realizar descobertas. A concretização destes objetivos exige muita qualificação dos mestres, elevado nível intelectual, ampla compreensão do modo como as crianças aprendem; familiaridade com os fatores que facilitam ou dificultam a aprendizagem; dedicação ao ensino para torná-lo estimulante e efetivo. É necessário uma grande experiência para que a professora possa identificar as atividades escolares compatíveis com o desenvolvimento das crianças. Quando a professora tem consciência dos objetivos que pretende alcançar sabe criar situações de aprendizagem necessárias à consecução destes objetivos. A professora do pré-escolar não deve ser ama seca cuja única função é vigiar as crianças enquanto elas brincam. Nazira Abi-Sáber afirma que o pré-escolar enriquece as experiências da criança e ela consequentemente vai obter mais sucesso na escola...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12079
ISSN: 0102-1117
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1984_art_gboliveira.pdf7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.