Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11646
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Redação: proposta de um modelo avaliativo
Autor(es): Monteiro, José Lemos
Palavras-chave: Redação;Linguagem escrita;Desenvolvimento da fluência;Modelo avaliativo;Erro gramatical
Data do documento: 1980
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação e Debate
Citação: MONTEIRO, José Lemos. Redação: proposta de um modelo avaliativo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 4, p. 85-97, 1980.
Resumo: Os técnicos em medidas educacionais citam experiências comprobatórias das discrepâncias entre avaliadores, sobretudo no campo da composição escrita. Gilbert de Landsheere (1976, p. 33) comentou, por exemplo, as investigações de H. Piéron, J. French, P. Diderich e S. Carlton, todas evidenciando baixos índices de fidedignidade dos julgamentos das provas de dissertação. Heraldo Marelim Vianna (1916) apresentou semelhantemente uma resenha das pesquisas empíricas sobre divergências entre examinadores de redações, destacando entre elas as de Starch e Elliott. E o próprio Heraldo Marelim Vianna (1976b) resolveu testar a fidedignidade dos julgamentos de dissertações, utilizando-se de uma situação real, em que 48 professores treinados corrigiram as redações do vestibular da Universidade de São Paulo. A análise de variância dos dados observados revelou uma dispersão total dos resultados, definindo então que os critérios propostos foram redimensionados pelos professores...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11646
ISSN: 0102-1117
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1980_art_jlmonteiro.pdf6,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.