Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11646
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Redação: proposta de um modelo avaliativo
Autor : Monteiro, José Lemos
Palabras clave : Redação;Linguagem escrita;Desenvolvimento da fluência;Modelo avaliativo;Erro gramatical
Fecha de publicación : 1980
Editorial : Revista Educação e Debate
Citación : MONTEIRO, José Lemos. Redação: proposta de um modelo avaliativo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 4, p. 85-97, 1980.
Resumen en portugués brasileño: Os técnicos em medidas educacionais citam experiências comprobatórias das discrepâncias entre avaliadores, sobretudo no campo da composição escrita. Gilbert de Landsheere (1976, p. 33) comentou, por exemplo, as investigações de H. Piéron, J. French, P. Diderich e S. Carlton, todas evidenciando baixos índices de fidedignidade dos julgamentos das provas de dissertação. Heraldo Marelim Vianna (1916) apresentou semelhantemente uma resenha das pesquisas empíricas sobre divergências entre examinadores de redações, destacando entre elas as de Starch e Elliott. E o próprio Heraldo Marelim Vianna (1976b) resolveu testar a fidedignidade dos julgamentos de dissertações, utilizando-se de uma situação real, em que 48 professores treinados corrigiram as redações do vestibular da Universidade de São Paulo. A análise de variância dos dados observados revelou uma dispersão total dos resultados, definindo então que os critérios propostos foram redimensionados pelos professores...
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11646
ISSN : 0102-1117
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1980_art_jlmonteiro.pdf6,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.