Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11646
Type: Artigo de Periódico
Title: Redação: proposta de um modelo avaliativo
Authors: Monteiro, José Lemos
Keywords: Redação;Linguagem escrita;Desenvolvimento da fluência;Modelo avaliativo;Erro gramatical
Issue Date: 1980
Publisher: Revista Educação e Debate
Citation: MONTEIRO, José Lemos. Redação: proposta de um modelo avaliativo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 4, p. 85-97, 1980.
Abstract in Brazilian Portuguese: Os técnicos em medidas educacionais citam experiências comprobatórias das discrepâncias entre avaliadores, sobretudo no campo da composição escrita. Gilbert de Landsheere (1976, p. 33) comentou, por exemplo, as investigações de H. Piéron, J. French, P. Diderich e S. Carlton, todas evidenciando baixos índices de fidedignidade dos julgamentos das provas de dissertação. Heraldo Marelim Vianna (1916) apresentou semelhantemente uma resenha das pesquisas empíricas sobre divergências entre examinadores de redações, destacando entre elas as de Starch e Elliott. E o próprio Heraldo Marelim Vianna (1976b) resolveu testar a fidedignidade dos julgamentos de dissertações, utilizando-se de uma situação real, em que 48 professores treinados corrigiram as redações do vestibular da Universidade de São Paulo. A análise de variância dos dados observados revelou uma dispersão total dos resultados, definindo então que os critérios propostos foram redimensionados pelos professores...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11646
ISSN: 0102-1117
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1980_art_jlmonteiro.pdf6,6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.