Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9566
Type: | Dissertação |
Title: | Biogram: jogo didático sobre drogas psicotrópicas no Ensino de Ciências Naturais |
Title in English: | Biogram: didactic game on drugs psychotropic teaching natural sciences |
Authors: | Silva, Rivanildo Barbosa da |
Advisor: | Leite, Raquel Crosara Maia |
Keywords: | Science Teaching;Didactic Game;Ciência - Estudo e ensino (Elementar) - Antônio Bezerra(Fortaleza,CE);Jogos no ensino de ciências;Drogas - Abuso - Prevenção;Estudantes do ensino fundamental - Antônio Bezerra(Fortaleza,CE) - Atitudes |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | www.teses.ufc.br |
Citation: | SILVA, Rivanildo Barbosa da. Biogram: jogo didático sobre drogas psicotrópicas no Ensino de Ciências Naturais. 2014. 163f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O processo educativo requer a utilização de estratégias metodológicas que busquem tornar eficientes os processos de ensino e aprendizagem. Esse estudo apresenta como objetivo verificar a potencialidade didática, do jogo “Biogram – Drogas”, para o desenvolvimento de aprendizagem sobre drogas psicotrópicas na disciplina de Ciências Naturais no Ensino Fundamental. Para isso o jogo “Biogram” foi aplicado numa turma de 9º ano de uma escola pública do Estado do Ceará. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa, além de tipologia descritiva e explicativa. Para coletar os dados, foi aplicado um questionário aos estudantes, antes do jogo, e foram realizados grupos focais após a aplicação do jogo, buscando identificar a possível influência deste na concepção dos alunos sobre as drogas e jogos, bem como saber a opinião deles acerca do jogo “Biogram – Drogas”. Os dados foram transcritos, organizados e analisados. A análise foi realizada através da técnica de análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2011), e ocorreu em três etapas: a pré-análise; a exploração do material; tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Para analisar os dados foi escolhida a análise categorial através de unidades de registro temáticas. Foi constatado que os alunos acharam o “Biogram - Drogas” um recurso interessante, divertido e que auxilia na aprendizagem sobre drogas. Através dos dados analisados fundamentados a partir do conceito de Zona Desenvolvimento Proximal (ZDP), de Vygotsky, esse estudo apontou indícios que o “Biogram” contribuiu para a ampliação da concepção sobre drogas, o que pode auxiliar na prevenção ao uso indevido de drogas psicotrópicas. |
Abstract: | The educational process requires the use of methodological strategies that seek to make efficient the processes of teaching and learning. This study has as objective to verify the didactic potential, the game "Biogram - Drugs," for the development of psychotropic drugs on learning in the discipline of Natural Science in Elementary Education. For this game "Biogram" was applied to a class of 9th grade at a public school in the state of Ceará. The research is characterized by a qualitative approach, as well as descriptive and explanatory typology. To collect data, a questionnaire to students before the match was applied, and focus groups were conducted after the game application in order to identify the influence of the design of the students about drugs and games, as well as to know their opinion about the game "Biogram - Drugs". The data were transcribed, organized and analyzed. The analysis was performed by analysis technique content based on Bardin (2011), and occurred in three stages: pre-analysis; exploration of the material; treatment and interpretation of results. To analyze the data was chosen to categorical analysis through thematic units record. It was found that the students found the "Biogram - Drugs" an interesting, fun and help |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9566 |
Appears in Collections: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_dis_rbsilva.pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.