Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83496
Tipo: Dissertação
Título : Reflexividade docente em formação continuada on-line para a utilização de realidade virtual no ensino de geografia
Autor : Sena, Thayana Brunna Queiroz Lima
Tutor: Rodrigues, Eduardo Santos Junqueira
Palabras clave en portugués brasileño: Formação On-line;Reflexividade Docente;Geografia
Palabras clave en inglés: Online Training;Teacher Reflexivity;Geography
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2024
Citación : SENA, Thayana Brunna Queiroz Lima. Reflexividade docente em formação continuada on-line para a utilização de realidade virtual no ensino de Geografia. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: No contexto da sociedade contemporânea, o ciberespaço está cada vez mais atrelado ao cotidiano das pessoas, e, junto a isso, emergem possibilidades e desafios advindos com a cibercultura. Considerando esses aspectos no contexto educacional e a necessidade da comunidade escolar em inserir-se nesta realidade, o presente trabalho teve como objetivo analisar como uma formação continuada on-line, com a utilização de tecnologias digitais, representadas pela RV, em práticas docentes em Geografia, pode contribuir para a reflexividade dos professores acerca de suas práticas docentes escolares. Para isso, realizou-se pesquisa qualitativa, norteada pela pesquisa colaborativa, em que ocorreu coleta de dados, por meio de pesquisa teórica e formação ofertada em ambiente on-line, análise e sistematização, a partir da interatividade e da reflexividade docente e resultados. Observou-se que os professores-participantes, ao fim da formação, tiveram, por meio da interatividade e da reflexividade, a percepção de que a RV pode potencializar a compreensão de espaços, paisagens, lugares e fenômenos diversos. Verificou-se, ainda, a necessidade de formações na e para a cibercultura, além da possibilidade de ampliação da formação ofertada.
Abstract: In the context of contemporary society, cyberspace is increasingly linked to people's daily lives, and, along with this, possibilities and challenges arise from cyberculture. Considering these aspects in the educational context and the need for the school community to be part of this reality, the present work aimed to analyze how an online continuing education, with the use of digital technologies, represented by VR in teaching practices in Geography, can contribute to the teachers’ reflexivity on their school teaching practices. To this end, qualitative research was carried out, guided by collaborative research, in which data collection took place, through theoretical research and training offered in an online environment, analysis and systematization, based on interactivity and teacher reflexivity and results. It was observed that the teacher-participants, at the end of the training, had, through interactivity and reflexivity, the perception that VR can enhance the understanding of spaces, landscapes, places and diverse phenomena. It was also verified the need for training in and for cyberculture, in addition to the possibility of expanding the training offered.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83496
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/1594170940402118
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/7443323966791424
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_tbqlsena.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.