Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83496
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Eduardo Santos Junqueira-
dc.contributor.authorSena, Thayana Brunna Queiroz Lima-
dc.date.accessioned2025-11-19T18:56:59Z-
dc.date.available2025-11-19T18:56:59Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSENA, Thayana Brunna Queiroz Lima. Reflexividade docente em formação continuada on-line para a utilização de realidade virtual no ensino de Geografia. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83496-
dc.description.abstractIn the context of contemporary society, cyberspace is increasingly linked to people's daily lives, and, along with this, possibilities and challenges arise from cyberculture. Considering these aspects in the educational context and the need for the school community to be part of this reality, the present work aimed to analyze how an online continuing education, with the use of digital technologies, represented by VR in teaching practices in Geography, can contribute to the teachers’ reflexivity on their school teaching practices. To this end, qualitative research was carried out, guided by collaborative research, in which data collection took place, through theoretical research and training offered in an online environment, analysis and systematization, based on interactivity and teacher reflexivity and results. It was observed that the teacher-participants, at the end of the training, had, through interactivity and reflexivity, the perception that VR can enhance the understanding of spaces, landscapes, places and diverse phenomena. It was also verified the need for training in and for cyberculture, in addition to the possibility of expanding the training offered.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleReflexividade docente em formação continuada on-line para a utilização de realidade virtual no ensino de geografiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo contexto da sociedade contemporânea, o ciberespaço está cada vez mais atrelado ao cotidiano das pessoas, e, junto a isso, emergem possibilidades e desafios advindos com a cibercultura. Considerando esses aspectos no contexto educacional e a necessidade da comunidade escolar em inserir-se nesta realidade, o presente trabalho teve como objetivo analisar como uma formação continuada on-line, com a utilização de tecnologias digitais, representadas pela RV, em práticas docentes em Geografia, pode contribuir para a reflexividade dos professores acerca de suas práticas docentes escolares. Para isso, realizou-se pesquisa qualitativa, norteada pela pesquisa colaborativa, em que ocorreu coleta de dados, por meio de pesquisa teórica e formação ofertada em ambiente on-line, análise e sistematização, a partir da interatividade e da reflexividade docente e resultados. Observou-se que os professores-participantes, ao fim da formação, tiveram, por meio da interatividade e da reflexividade, a percepção de que a RV pode potencializar a compreensão de espaços, paisagens, lugares e fenômenos diversos. Verificou-se, ainda, a necessidade de formações na e para a cibercultura, além da possibilidade de ampliação da formação ofertada.pt_BR
dc.subject.ptbrFormação On-linept_BR
dc.subject.ptbrReflexividade Docentept_BR
dc.subject.ptbrGeografiapt_BR
dc.subject.enOnline Trainingpt_BR
dc.subject.enTeacher Reflexivitypt_BR
dc.subject.enGeographypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1594170940402118pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7443323966791424pt_BR
local.date.available2025-11-19-
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_tbqlsena.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.