Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83296| Type: | Tese |
| Title: | Diretrizes do Banco Mundial e as reformas educacionais intervencionistas no Brasil: o papel da educação à serviço da política do desemprego |
| Authors: | Monteiro, Maria Cléa Ferreira |
| Advisor: | Mendes Segundo, Maria das Dores |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Trabalho;Capital;Educação;Desemprego |
| Keywords in English : | Labor;Education;Unemployment |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | MONTEIRO, Maria Cléa Ferreira. Diretrizes do Banco Mundial e as reformas educacionais intervencionistas no Brasil: o papel da educação à serviço da política do desemprego. 2025. 251 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo do trabalho ora apresentado é desvelar o papel desempenhado pelas diretrizes do Banco Mundial na conformação das reformas educacionais intervencionistas no Brasil, compreendendo a instrumentalização da educação como mecanismo de reprodução do capital e como instância legitimadora da precarização estrutural do trabalho, sob o pretexto de combater o desemprego. Tomando como pressuposto que as reformas e diretrizes educacionais expressam o caráter intervencionista dos organismos internacionais no direcionamento de políticas de formação para o (des)emprego aos jovens trabalhadores(as) no Brasil. Assim sendo, a presente pesquisa está fundamentada no onto-método, utilizando o método dialético para examinar as contradições entre as propostas educacionais e sua implementação prática. As técnicas da pesquisa são o estudo bibliográfico e a análise documental. A pesquisa intenciona apreender a essência do desemprego, articulando com a origem histórico-ontológica, a natureza específica e a função social desse fenômeno na sociedade capitalista contemporânea, dado que tal problemática só pode ser alcançada na relação com o sistema de produção da vida material, bem como melhor compreendida no contexto da crise estrutural do capital. Para cumprir tal finalidade, utilizamos os escritos, principalmente, de Marx (2003, 2013), Mészáros (2006, 2011a, 2011b), Mendes Segundo (2005) e Leher (1998). Conclui-se que o projeto educativo conduzido pelo capital, com o respaldo do Estado, afasta cada vez mais a possibilidade de proporcionar uma formação integral voltada à classe trabalhadora. Em meio à crise estrutural do sistema capitalista e ao desemprego crônico, a solução proposta não se limita apenas a capacitar a força de trabalho para o mercado de trabalho formal, ela também promove a disseminação da ideologia empreendedora individual como única alternativa possível. Essas táticas funcionam para tornar o desemprego mais aceitável e para se ajustar de forma individual à empregos precários e informais, operando uma pedagogia da resignação que esvazia o horizonte da emancipação social. |
| Abstract: | The objective of this research is to unveil the role played by the World Bank’s guidelines in shaping interventionist educational reforms in Brazil, understanding the instrumentalization of education as a mechanism for capital reproduction and as a legitimizing instance of the structural precarization of labor, under the pretext of combating unemployment. The research is grounded in the assumption that educational reforms reflect the interventionist nature of international organizations in shaping youth employment policies in Brazil. The research is grounded in the onto-method and uses the dialectical method to examine the contradictions between educational proposals and their practical implementation, taking into account the disputes among different social actors. The research techniques include bibliographical study and document analysis. It seeks to uncover the essence of unemployment within the labor market by analyzing its historical-ontological origins, specific nature, and social function in contemporary capitalist society. The research argues that schooling reforms should not be seen as direct determinants of employment or unemployment, but rather as elements embedded in a capitalist system of production that subordinates all spheres to its interests under the influence of international institutions. This bibliographic and documentary study draws primarily on the works of Marx (2003, 2013), Mészáros (2006, 2011a, 2011b), Mendes Segundo (2005), and Leher (1998). It is concluded that the educational project led by capital, with the support of the state, increasingly distances itself from the possibility of providing comprehensive education aimed at the working class. Amid the structural crisis of the capitalist system and chronic unemployment, the proposed solution is not limited to merely preparing the labor force for the formal labor market; it also promotes the dissemination of entrepreneurial ideology as the only viable alternative. These strategies serve to normalize unemployment and encourage personal adaptation to precarious and informal work, thus operating a pedagogy of resignation that empties the horizon of social emancipation. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83296 |
| Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/4958708093572690 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2457379318485969 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tese_mcfmonteiro.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.