Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83089
Tipo: TCC
Título : Observar, investigar e ensinar: a importância do estágio supervisionado em Educação Infantil para a formação do pedagogo
Título en inglés: Observe, investigate and teach: the importance of supervised internship in Early Childhood Education for the training of pedagogues
Autor : Nogueira, Amanda Maria da Costa
Tutor: Ribeiro, Luís Távora Furtado
Palabras clave en portugués brasileño: Estágio;Educação infantil;Experiência;Formação docente
Palabras clave en inglés: Internship;Early childhood education;Experience;Teacher training
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2025
Citación : NOGUEIRA, Amanda Maria da Costa. Observar, investigar e ensinar: a importância do estágio supervisionado em Educação Infantil para a formação do pedagogo. 2025. 35 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da experiência do estágio supervisionado na formação do pedagogo, enfatizando o campo da Educação Infantil. Com base em uma pesquisa bibliográfica e no relato de experiência em uma turma de infantil 1, da rede municipal de Fortaleza, busca-se compreender como o estágio contribui para a construção da identidade docente, proporcionando ao estudante de pedagogia vivências concretas que articulam teoria e prática. Ao acompanhar o cotidiano da creche, o futuro professor tem a oportunidade de observar, participar e analisar as práticas pedagógicas, desenvolvendo um olhar sensível e escuta ativa às necessidades das crianças e às demandas da profissão docente. A formação profissional torna-se mais significativa à medida que o estágio possibilita a vivência de situações reais, desafiando o estagiário a refletir sobre seu papel, suas ações e as concepções que sustentam sua prática. Conclui-se que o estágio na educação infantil é um componente essencial na formação do pedagogo, que o prepara para o futuro na sala de aula, favorecendo o desenvolvimento de competências, saberes e atitudes fundamentais para uma atuação ética, crítica e comprometida com uma educação significativa, tanto para o professor, quanto para as crianças.
Abstract: This study aims to reflect on the importance of the supervised internship experience in the training of future teachers, with an emphasis on Early Childhood Education. Based on bibliographic research and an experience report conducted in a preschool group (Infantil I) within the municipal education network of Fortaleza, the study seeks to understand how the internship contributes to the construction of teaching identity by offering pedagogy students concrete experiences that integrate theory and practice. By engaging with the daily routine of a daycare center, future educators have the opportunity to observe, participate in, and analyze pedagogical practices, developing a sensitive perspective and active listening toward children's needs and the demands of the teaching profession. Professional training becomes more meaningful as the internship allows for real-life experiences, encouraging the intern to reflect on their role, actions, and the concepts underlying their practice. The study concludes that the internship in Early Childhood Education is an essential component in the pedagogical training process, preparing students for future classroom challenges and fostering the development of key skills, knowledge, and attitudes for ethical, critical, and meaningful teaching—both for teachers and for children.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83089
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/6693572305157391
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-1063-4811
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6368042791230986
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - DIURNO - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_tcc_amcnogueira.pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.