Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83089
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Luís Távora Furtado-
dc.contributor.authorNogueira, Amanda Maria da Costa-
dc.date.accessioned2025-10-15T16:53:12Z-
dc.date.available2025-10-15T16:53:12Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Amanda Maria da Costa. Observar, investigar e ensinar: a importância do estágio supervisionado em Educação Infantil para a formação do pedagogo. 2025. 35 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83089-
dc.description.abstractThis study aims to reflect on the importance of the supervised internship experience in the training of future teachers, with an emphasis on Early Childhood Education. Based on bibliographic research and an experience report conducted in a preschool group (Infantil I) within the municipal education network of Fortaleza, the study seeks to understand how the internship contributes to the construction of teaching identity by offering pedagogy students concrete experiences that integrate theory and practice. By engaging with the daily routine of a daycare center, future educators have the opportunity to observe, participate in, and analyze pedagogical practices, developing a sensitive perspective and active listening toward children's needs and the demands of the teaching profession. Professional training becomes more meaningful as the internship allows for real-life experiences, encouraging the intern to reflect on their role, actions, and the concepts underlying their practice. The study concludes that the internship in Early Childhood Education is an essential component in the pedagogical training process, preparing students for future classroom challenges and fostering the development of key skills, knowledge, and attitudes for ethical, critical, and meaningful teaching—both for teachers and for children.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleObservar, investigar e ensinar: a importância do estágio supervisionado em Educação Infantil para a formação do pedagogopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da experiência do estágio supervisionado na formação do pedagogo, enfatizando o campo da Educação Infantil. Com base em uma pesquisa bibliográfica e no relato de experiência em uma turma de infantil 1, da rede municipal de Fortaleza, busca-se compreender como o estágio contribui para a construção da identidade docente, proporcionando ao estudante de pedagogia vivências concretas que articulam teoria e prática. Ao acompanhar o cotidiano da creche, o futuro professor tem a oportunidade de observar, participar e analisar as práticas pedagógicas, desenvolvendo um olhar sensível e escuta ativa às necessidades das crianças e às demandas da profissão docente. A formação profissional torna-se mais significativa à medida que o estágio possibilita a vivência de situações reais, desafiando o estagiário a refletir sobre seu papel, suas ações e as concepções que sustentam sua prática. Conclui-se que o estágio na educação infantil é um componente essencial na formação do pedagogo, que o prepara para o futuro na sala de aula, favorecendo o desenvolvimento de competências, saberes e atitudes fundamentais para uma atuação ética, crítica e comprometida com uma educação significativa, tanto para o professor, quanto para as crianças.pt_BR
dc.title.enObserve, investigate and teach: the importance of supervised internship in Early Childhood Education for the training of pedagoguespt_BR
dc.subject.ptbrEstágiopt_BR
dc.subject.ptbrEducação infantilpt_BR
dc.subject.ptbrExperiênciapt_BR
dc.subject.ptbrFormação docentept_BR
dc.subject.enInternshippt_BR
dc.subject.enEarly childhood educationpt_BR
dc.subject.enExperiencept_BR
dc.subject.enTeacher trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6693572305157391pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1063-4811pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6368042791230986pt_BR
local.date.available2025-10-15-
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - DIURNO - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_tcc_amcnogueira.pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.