Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83089
Type: TCC
Title: Observar, investigar e ensinar: a importância do estágio supervisionado em Educação Infantil para a formação do pedagogo
Title in English: Observe, investigate and teach: the importance of supervised internship in Early Childhood Education for the training of pedagogues
Authors: Nogueira, Amanda Maria da Costa
Advisor: Ribeiro, Luís Távora Furtado
Keywords in Brazilian Portuguese : Estágio;Educação infantil;Experiência;Formação docente
Keywords in English : Internship;Early childhood education;Experience;Teacher training
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Issue Date: 2025
Citation: NOGUEIRA, Amanda Maria da Costa. Observar, investigar e ensinar: a importância do estágio supervisionado em Educação Infantil para a formação do pedagogo. 2025. 35 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da experiência do estágio supervisionado na formação do pedagogo, enfatizando o campo da Educação Infantil. Com base em uma pesquisa bibliográfica e no relato de experiência em uma turma de infantil 1, da rede municipal de Fortaleza, busca-se compreender como o estágio contribui para a construção da identidade docente, proporcionando ao estudante de pedagogia vivências concretas que articulam teoria e prática. Ao acompanhar o cotidiano da creche, o futuro professor tem a oportunidade de observar, participar e analisar as práticas pedagógicas, desenvolvendo um olhar sensível e escuta ativa às necessidades das crianças e às demandas da profissão docente. A formação profissional torna-se mais significativa à medida que o estágio possibilita a vivência de situações reais, desafiando o estagiário a refletir sobre seu papel, suas ações e as concepções que sustentam sua prática. Conclui-se que o estágio na educação infantil é um componente essencial na formação do pedagogo, que o prepara para o futuro na sala de aula, favorecendo o desenvolvimento de competências, saberes e atitudes fundamentais para uma atuação ética, crítica e comprometida com uma educação significativa, tanto para o professor, quanto para as crianças.
Abstract: This study aims to reflect on the importance of the supervised internship experience in the training of future teachers, with an emphasis on Early Childhood Education. Based on bibliographic research and an experience report conducted in a preschool group (Infantil I) within the municipal education network of Fortaleza, the study seeks to understand how the internship contributes to the construction of teaching identity by offering pedagogy students concrete experiences that integrate theory and practice. By engaging with the daily routine of a daycare center, future educators have the opportunity to observe, participate in, and analyze pedagogical practices, developing a sensitive perspective and active listening toward children's needs and the demands of the teaching profession. Professional training becomes more meaningful as the internship allows for real-life experiences, encouraging the intern to reflect on their role, actions, and the concepts underlying their practice. The study concludes that the internship in Early Childhood Education is an essential component in the pedagogical training process, preparing students for future classroom challenges and fostering the development of key skills, knowledge, and attitudes for ethical, critical, and meaningful teaching—both for teachers and for children.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83089
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6693572305157391
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1063-4811
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6368042791230986
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PEDAGOGIA - DIURNO - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_tcc_amcnogueira.pdf3,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.