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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82640| Tipo: | Dissertação |
| Título : | Desigualdades geométricas: fundamentos, problemas e abordagens didáticas no ensino médio |
| Título en inglés: | Geometric inequalities: fundamentals, problems, and teaching approaches in high school |
| Autor : | Silva, Elizeu Aguiar |
| Tutor: | Girão, Frederico Vale |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Desigualdades (Matemática);Recursos eletrônicos de informação;Matemática - História;Competições escolares |
| Palabras clave en inglés: | Inequalities (Mathematics);Electronic information resources;Mathematics - History;School competitions |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | GIRÃO, Frederico Vale. Desigualdades geométricas: fundamentos, problemas e abordagens didáticas no Ensino Médio. 2025. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Esta dissertação aborda três desigualdades geométricas clássicas — Ptolomeu, Erdös-Mordell e Isoperimétrica — sob uma perspectiva histórica, teórica e pedagógica. Inicialmente, são apresentados os fundamentos conceituais e a evolução dessas desigualdades desde suas origens até suas formulações atuais. Em seguida, analisam-se aplicações em problemas de competições matemáticas, evidenciando sua relevância para a resolução de questões complexas. Por fim, é proposta uma sequência didática para o ensino médio, apoiada no uso do software GeoGebra e outros recursos digitais, com vistas a promover visualizações dinâmicas e estimular a aprendizagem ativa. A metodologia adotada compreende revisão bibliográfica sistemática, estudo de fontes primárias e elaboração de atividades práticas com tecnologias digitais. Como resultado, disponibiliza-se um material didático que integra rigor matemático, contexto histórico e recursos tecnológicos, contribuindo para o ensino de matemática no nível médio e para a formação de professores, ao oferecer estratégias inovadoras para a abordagem de tópicos avançados em geometria. |
| Abstract: | This dissertation addresses three classical geometric inequalities—Ptolemaic, Erdös-Mordell, and Isoperimetric—from a historical, theoretical, and pedagogical perspective. Initially, the conceptual foundations and evolution of these inequalities from their origins to their current formulations are presented. Next, applications to mathematical competition problems are analyzed, highlighting their relevance for solving complex problems. Finally, a teaching sequence for high school students is proposed, supported by the use of GeoGebra software and other digital resources, aiming to promote dynamic visualizations and stimulate active learning. The methodology adopted includes a systematic bibliographic review, study of primary sources, and the development of practical activities using digital technologies. The result is a teaching material that integrates mathematical rigor, historical context, and technological resources, contributing to high school mathematics teaching and teacher training by offering innovative strategies for approaching advanced topics in geometry. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82640 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/8911850378015662 |
| ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-4418-2737 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/7809688968627587 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
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