Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82640
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGirão, Frederico Vale-
dc.contributor.authorSilva, Elizeu Aguiar-
dc.date.accessioned2025-09-19T19:33:01Z-
dc.date.available2025-09-19T19:33:01Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationGIRÃO, Frederico Vale. Desigualdades geométricas: fundamentos, problemas e abordagens didáticas no Ensino Médio. 2025. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82640-
dc.description.abstractThis dissertation addresses three classical geometric inequalities—Ptolemaic, Erdös-Mordell, and Isoperimetric—from a historical, theoretical, and pedagogical perspective. Initially, the conceptual foundations and evolution of these inequalities from their origins to their current formulations are presented. Next, applications to mathematical competition problems are analyzed, highlighting their relevance for solving complex problems. Finally, a teaching sequence for high school students is proposed, supported by the use of GeoGebra software and other digital resources, aiming to promote dynamic visualizations and stimulate active learning. The methodology adopted includes a systematic bibliographic review, study of primary sources, and the development of practical activities using digital technologies. The result is a teaching material that integrates mathematical rigor, historical context, and technological resources, contributing to high school mathematics teaching and teacher training by offering innovative strategies for approaching advanced topics in geometry.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesigualdades geométricas: fundamentos, problemas e abordagens didáticas no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação aborda três desigualdades geométricas clássicas — Ptolomeu, Erdös-Mordell e Isoperimétrica — sob uma perspectiva histórica, teórica e pedagógica. Inicialmente, são apresentados os fundamentos conceituais e a evolução dessas desigualdades desde suas origens até suas formulações atuais. Em seguida, analisam-se aplicações em problemas de competições matemáticas, evidenciando sua relevância para a resolução de questões complexas. Por fim, é proposta uma sequência didática para o ensino médio, apoiada no uso do software GeoGebra e outros recursos digitais, com vistas a promover visualizações dinâmicas e estimular a aprendizagem ativa. A metodologia adotada compreende revisão bibliográfica sistemática, estudo de fontes primárias e elaboração de atividades práticas com tecnologias digitais. Como resultado, disponibiliza-se um material didático que integra rigor matemático, contexto histórico e recursos tecnológicos, contribuindo para o ensino de matemática no nível médio e para a formação de professores, ao oferecer estratégias inovadoras para a abordagem de tópicos avançados em geometria.pt_BR
dc.title.enGeometric inequalities: fundamentals, problems, and teaching approaches in high schoolpt_BR
dc.subject.ptbrDesigualdades (Matemática)pt_BR
dc.subject.ptbrRecursos eletrônicos de informaçãopt_BR
dc.subject.ptbrMatemática - Históriapt_BR
dc.subject.ptbrCompetições escolarespt_BR
dc.subject.enInequalities (Mathematics)pt_BR
dc.subject.enElectronic information resourcespt_BR
dc.subject.enMathematics - Historypt_BR
dc.subject.enSchool competitionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8911850378015662pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4418-2737pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7809688968627587pt_BR
Aparece en las colecciones: PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_dis_easilva.pdf3,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.