Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82368| Tipo: | Dissertação |
| Título : | Educação financeira na educação de jovens e adultos: análise da precificação estratégica nos modelos de mercado competitivo através do jogo de Bertrand |
| Título en inglés: | Financial education in youth and adult education: analysis of strategic pricing in competitive market models through the Bertrand game |
| Autor : | Costa Júnior, Dermeval Alves da |
| Tutor: | Medeiros Filho, Esdras Soares de |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Educação financeira;Educação de jovens e adultos;Modelo de Bertrand;Jogos educativos |
| Palabras clave en inglés: | Financial education;Youth and adult education;Bertrand model;Educational games |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::OUTROS |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | COSTA JUNIOR, Dermeval Alves da. Educação financeira na educação de jovens e adultos: análise da precificação estratégica nos modelos de mercado competitivo através do jogo de Bertrand. 2025. 52 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática voltada ao ensino de Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos (EJA), fundamentada no Modelo de Bertrand e estruturada a partir de um jogo de simulação econômica. O objetivo é promover a aprendizagem significativa de conceitos como precificação estratégica, lucro, concorrência e tomada de decisão, articulando a matemática financeira ao cotidiano dos estudantes, especialmente aqueles que atuam em contextos de microempreendedorismo ou comércio informal. A pesquisa, de natureza qualitativa e abordagem teórico-propositiva, fundamenta-se nos princípios da Educação Matemática Crítica e nos documentos oficiais da BNCC e das Diretrizes Curriculares da EJA. Os resultados indicam que o uso de jogos e metodologias ativas favorece a inclusão social e financeira, ampliando a autonomia e a participação crítica dos alunos em práticas econômicas reais. |
| Abstract: | This paper presents a proposed teaching sequence for Financial Education in Youth and Adult Education (EJA), based on the Bertrand Model and structured around an economic simulation game. The objective is to promote meaningful learning of concepts such as strategic pricing, profit, competition, and decision-making, connecting financial mathematics to the daily lives of students, especially those working in microentrepreneurship or informal trade. The research, qualitative in nature and with a theoretical-propositional approach, is based on the principles of Critical Mathematics Education and the official documents of the BNCC (National Council for the Development of Young Adults) and the EJA Curricular Guidelines. The results indicate that the use of games and active methodologies promotes social and financial inclusion, increasing students' autonomy and critical participation in real economic practices. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82368 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/9121258848226730 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/7238309158990929 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_dacostajunior.pdf | 7,47 MB | Dissertação | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.