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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81975| Tipo: | Dissertação |
| Título : | A noção de igualdade mediada pelo recurso educacional digital O reino de Aljabar e a formação continuada de professores |
| Autor : | Rodrigues, Márcio Santos |
| Tutor: | Castro Filho, José Aires de |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Tecnologias digitais;Conhecimento do professor;Igualdade;Álgebra;Anos iniciais;Formação de professores |
| Palabras clave en inglés: | Digital technologies;Teacher knowledge;Equality;Algebra;Early years;Teacher training |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | RODRIGUES, Márcio Santos. A noção de igualdade mediada pelo recurso educacional digital O reino de Aljabar e a formação continuada de professores. 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025 |
| Resumen en portugués brasileño: | O ensino de Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental representa um desafio significativo para os professores pedagogos, principalmente pela complexidade dos conceitos e pela abordagem predominantemente operatória do sinal de igualdade. A pesquisa foi realizada com quatro professores do 5o ano em uma cidade da região metropolitana de Fortaleza, e estruturou-se em cinco encontros formativos, nos quais os docentes vivenciaram atividades exploratórias com a balança de dois pratos e o Recurso Educacional Digital (RED) “O Reino de Aljabar: o desafio da balança”. O objetivo geral da pesquisa consistiu em investigar o conhecimento dos professores do 5o ano acerca das noções de igualdade, equação e inequação ao longo de uma formação continuada baseada no uso de Recursos Educacionais Digitais (RED). Os objetivos específicos foram: 1) Identificar os conhecimentos dos professores antes e depois da formação; 2) Analisar o aprimoramento dos conceitos ao longo da formação; 3) Avaliar a contribuição da formação. A metodologia adotada seguiu os princípios da pesquisa qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados: situações-problemas aplicadas antes e depois da formação, observações registradas em diário de campo, transcrições das conversas após as atividades e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram avanços significativos no conhecimento dos professores em relação à noção de igualdade, que passou de uma compreensão operatória para uma compreensão relacional. Observou-se também o aprimoramento das estratégias didáticas dos participantes, que demonstraram maior segurança na abordagem de conteúdos algébricos. Além disso, os professores reconheceram a importância dos RED como suporte ao ensino, favorecendo a mediação do conceito de equação por meio de situações-problemas contextualizadas. A formação também contribuiu para o fortalecimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, ao promover momentos de reflexão sobre a prática docente e a articulação entre teoria e prática. Concluiu-se que as tecnologias digitais, quando integradas a formações continuadas contextualizadas, representam um caminho promissor para o ensino da álgebra nos anos iniciais, promovendo a construção de significados por parte dos professores. |
| Abstract: | Teaching Algebra in the early years of Elementary School represents a significant challenge for teachers, mainly due to the complexity of the concepts and the predominantly operational approach to the equal sign. The research was conducted with four 5th grade teachers in a city in the metropolitan region of Fortaleza, and was structured in five training sessions, in which the teachers experienced exploratory activities with the two-pan balance and the Digital Educational Resource (RED) “The Kingdom of Aljabar: the challenge of the balance”. The general objective of the research was to investigate the knowledge of 5th grade teachers about the notions of equality, equation and inequality throughout a continuing education based on the use of Digital Educational Resources (RED). The specific objectives were: 1) To identify the knowledge of the teachers before and after the training, using diagnostic instruments with problem situations; 2) To analyze the improvement of the concepts throughout the training, using the two-pan balance and the RED; 3) To evaluate the contribution of the training through interviews with a specific script. The methodology adopted followed the principles of qualitative research, using as data collection instruments: problem situations applied before and after the training, observations recorded in a field diary, transcripts of conversations after the activities and semi-structured interviews. The data were analyzed based on Content Analysis. The results revealed significant advances in the teachers' knowledge regarding the notion of equality, which went from an operational understanding to a relational understanding. Improvements in the participants' teaching strategies were also observed, who demonstrated greater confidence in approaching algebraic content. In addition, the teachers recognized the importance of DER as a teaching support, favoring the mediation of the concept of equation through contextualized problem situations. The training also contributed to the strengthening of Pedagogical Content Knowledge, by promoting moments of reflection on teaching practice and the articulation between theory and practice. It was concluded that digital technologies, when integrated into contextualized continuing education, represent a promising path for teaching algebra in the early years, promoting the construction of deeper meanings by teachers. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81975 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/2417851068349255 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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