Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81312
Type: TCC
Title: Música, geografia e ensino: um relato de experiências
Authors: Nascimento, Ezequiel Oliveira do
Advisor: Oliveira, Alexandra Maria de
Keywords in Brazilian Portuguese : Geografia;Ensino;Música;Recurso didático;Formação cidadã
Keywords in English : Geography;Education;Music;Didactic Resource;Citizenship Formation
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Issue Date: 2025
Citation: NASCIMENTO, Ezequiel Oliveira do. Música, Geografia e Ensino: um relato de experiências. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este relato descreve as experiências vividas em duas escolas diferentes, ambas tendo como objetivo utilizar a música como recurso didático para as aulas de geografia. A primeira foi uma participação no projeto chamado "Geografia e Música e que depois passou a ser chamado "Música e Formação Cidadã", realizado na Escola Estadual de Educação Profissional Maria Carmem Vieira Moreira, localizada em Maracanaú-CE, que visava discutir geografia a partir de composições de artistas e bandas nacionais interligando as letras à temas transversais ou da geografia. A segunda foi realizada com turmas de Ensino Fundamental anos finais e Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Pereira da Silva, situada em Maracanaú-CE, durante um dos estágios curriculares da graduação, com o objetivo de utilizar um recurso didático em sua intervenção na sala de aula. As experiências vividas mostraram que a música tem um grande potencial enquanto recurso didático nas aulas de geografia e também em ambientes fora da sala de aula, desenvolvendo o senso crítico e a formação cidadã.
Abstract: This report describes the experiences lived in two different schools, both aiming to use music as a didactic resource for geography classes. The first was participation in a project called "Geography and Music" which later became known as "Music and Citizen Formation," carried out at the State School of Professional Education Maria Carmem Vieira Moreira, located in Maracanaú-CE. The project aimed to discuss geography through compositions by national artists and bands, connecting the lyrics to transversal or geographical themes. The second experience was conducted with elementary and EJA (Youth and Adult Education) students at the Municipal School of Elementary Education Maria Pereira da Silva, also located in Maracanaú-CE, during one of the undergraduate curricular internships. The goal was to use an artistic didactic resource in classroom intervention. The experiences demonstrated that music has great potential as a didactic resource in geography classes and also in environments outside the classroom, developing critical thinking and citizen formation.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81312
Author's ORCID: https://orcid.org/0009-0005-9642-5963
Author's Lattes: https://lattes.cnpq.br/1606890486024271
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5468866578628283
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_tcc_eonascimento.pdf1,39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.