Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81312
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Alexandra Maria de-
dc.contributor.authorNascimento, Ezequiel Oliveira do-
dc.date.accessioned2025-06-16T13:39:50Z-
dc.date.available2025-06-16T13:39:50Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ezequiel Oliveira do. Música, Geografia e Ensino: um relato de experiências. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81312-
dc.description.abstractThis report describes the experiences lived in two different schools, both aiming to use music as a didactic resource for geography classes. The first was participation in a project called "Geography and Music" which later became known as "Music and Citizen Formation," carried out at the State School of Professional Education Maria Carmem Vieira Moreira, located in Maracanaú-CE. The project aimed to discuss geography through compositions by national artists and bands, connecting the lyrics to transversal or geographical themes. The second experience was conducted with elementary and EJA (Youth and Adult Education) students at the Municipal School of Elementary Education Maria Pereira da Silva, also located in Maracanaú-CE, during one of the undergraduate curricular internships. The goal was to use an artistic didactic resource in classroom intervention. The experiences demonstrated that music has great potential as a didactic resource in geography classes and also in environments outside the classroom, developing critical thinking and citizen formation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMúsica, geografia e ensino: um relato de experiênciaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste relato descreve as experiências vividas em duas escolas diferentes, ambas tendo como objetivo utilizar a música como recurso didático para as aulas de geografia. A primeira foi uma participação no projeto chamado "Geografia e Música e que depois passou a ser chamado "Música e Formação Cidadã", realizado na Escola Estadual de Educação Profissional Maria Carmem Vieira Moreira, localizada em Maracanaú-CE, que visava discutir geografia a partir de composições de artistas e bandas nacionais interligando as letras à temas transversais ou da geografia. A segunda foi realizada com turmas de Ensino Fundamental anos finais e Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Pereira da Silva, situada em Maracanaú-CE, durante um dos estágios curriculares da graduação, com o objetivo de utilizar um recurso didático em sua intervenção na sala de aula. As experiências vividas mostraram que a música tem um grande potencial enquanto recurso didático nas aulas de geografia e também em ambientes fora da sala de aula, desenvolvendo o senso crítico e a formação cidadã.pt_BR
dc.subject.ptbrGeografiapt_BR
dc.subject.ptbrEnsinopt_BR
dc.subject.ptbrMúsicapt_BR
dc.subject.ptbrRecurso didáticopt_BR
dc.subject.ptbrFormação cidadãpt_BR
dc.subject.enGeographypt_BR
dc.subject.enEducationpt_BR
dc.subject.enMusicpt_BR
dc.subject.enDidactic Resourcept_BR
dc.subject.enCitizenship Formationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-9642-5963pt_BR
local.author.latteshttps://lattes.cnpq.br/1606890486024271pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5468866578628283pt_BR
local.date.available2025-06-16-
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_eonascimento.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.