Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7956
Tipo: Dissertação
Título : Formação docente transdisciplinar: uma proposta curricular nos Cursos de Licenciatura em Música da UECE e da UFC de Fortaleza-CE
Título en inglés: Transdisciplinary teacher training: a proposal for curriculum of the undergraduate Courses in Music of UECE and UFC of Fortaleza-CE
Autor : Lima, Hebe de Medeiros
Tutor: Viana Júnior, Gerardo Silveira
Palabras clave : Musical Education;Teacher Training and Curriculum Transdisciplinarity;Música - Instrução e estudo - Avaliação - Fortaleza(CE) - Currículos;Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação - Fortaleza(CE);Professores de música – Formação – Fortaleza(CE)
Fecha de publicación : 2013
Editorial : www.teses.ufc.br
Citación : LIMA, Hebe de Medeiros. Formação docente transdisciplinar: uma proposta curricular nos Cursos de Licenciatura em Música da UECE e da UFC de Fortaleza-CE. 2013. 157f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de formação do educador musical na perspectiva de uma proposta pedagógica transdisciplinar, levando em consideração a matriz curricular dos Cursos de Licenciatura em Música nas Universidades Públicas, Estadual e Federal de Fortaleza no Ceará.Para estas apreciações recorremos aos autores que discutem propostas transdisciplinares no currículo como Morin (2000), Nicolescu (2000), Libâneo (2005), Moraes (2008) e Nascimento (2008). A metodologia é de abordagem qualitativa com delineamento em estudo de casos múltiplos amparada nas fundamentações de Bogdan e Biklen (1994),Gómez (1996), Stake (1998), André (2005), Peres e Santos (2005), Yin (2005), Beaud e Weber (2007) e Gil (2009). Os dados foram coletados a partir dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Música das Universidades Públicas, Estadual e Federal em Fortaleza e das entrevistas com professores que participaram do processo de criação e de formulação da matriz curricular. Os resultados mostram algumas possibilidades e aplicabilidades das propostas transdisciplinares nos currículos e seus desdobramentos na formação dos educadores musicais
Abstract: The objective of this research was to analyze the process of capacitation of musical educators with the perspective of a transdisciplinary pedagogical approach, taking into account the curricular matrix of the courses of musical habilitation in the Federal and State Public Universities in Fortaleza. To these considerations we discus the work of authors that deal with transdisciplinary proposals in curricula, such as Morin (2000), Nicolescu (2000), Libâneo (2005), Moraes (2008), and Nascimento (2008). The methodologyis qualitative, based on multiple case studies, using the fundamentals of Bogdan and Biklen (1994), Gómes (1996), Stake (1998), André (2005), Peres e Santos (2005), Yin (2005), Beaud e Weber (2007) e Gil (2009).The data was collected from the Political Pedagogical Projects of the above mentioned Musical Courses, as well as from interviews with the teachers that worked in the development of these curricular matrixes. The results show some possibilities and applications of transdisciplinary proposals in curricula, and its implications in the formations of musical educators.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7956
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013-DIS-HMLIMA.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.