Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79106
Tipo: | Dissertação |
Título : | “Obrigado(a) por lembrar o meu nome”: uma cartilha de acolhimento de estudantes trans na escola |
Título en inglés: | “Thank you for remembering my name”: a primer of welcome trans students at school |
Autor : | Macedo, Ingrid Pontes de |
Tutor: | Lima, Alexandre Jeronimo Correia |
Palabras clave en portugués brasileño: | Homofobia;Transfobia;Intervenção pedagógica |
Palabras clave en inglés: | Homophobia;Transphobia;Pedagogical intervention |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | MACEDO, Ingrid Pontes de. “Obrigado(a) por lembrar o meu nome”: uma cartilha de acolhimento de estudantes trans na escola. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | A presente dissertação narra a experiência de uma professora que, ao tentar implementar uma intervenção pedagógica contra a homofobia e transfobia em sua escola, encontra resistência significativa da comunidade escolar. O relato minucioso explora o contexto, evidenciando obstáculos e práticas sociais arraigadas no universo escolar, que inviabilizaram a atividade inicialmente proposta. A resistência, permeada por preconceitos, desinformação e medo, é, aqui, objeto de análise. Diante dos impasses, não apenas documentam-se as dificuldades enfrentadas, como também propõe-se uma alternativa inovadora. Uma cartilha, inspirada nas experiências e em uma sequência didática com a eletiva de Gênero e Diversidade e outras atividades, será delineada como estratégia para abordar gênero e sexualidade de maneira mais ampla e inclusiva. Essa proposta visa superar as barreiras identificadas na experiência inicial, promovendo uma abordagem educativa mais eficaz com o objetivo de sensibilizar os docentes. Destaca-se o desafio inerente de abordar gênero e sexualidade na educação, especialmente para professores/as de ciências humanas e sociologia. A pesquisadora reconhece como esse tema atravessa não apenas a prática profissional, mas também sua própria subjetividade. Acredita-se que o trabalho pode contribuir não apenas para a compreensão das dinâmicas escolares frente a questões de diversidade, mas também para a reflexão sobre a complexidade inerente ao ensino de temas sensíveis e desafiadores. |
Abstract: | This dissertation narrates the experience of a teacher who, when trying to implement a pedagogical intervention against homophobia and transphobia in her school, find significant resistance from the school community. The detailed report explores the context, highlighting obstacles and social practices rooted in the school universe that made impossible the initially proposed activity. Resistance, permeated by prejudice, misinformation and fear, is the object of analysis here. In the face of obstacles, not only are the difficulties faced documented, but an innovative alternative is also proposed. A booklet, inspired by the experiences and a didactic sequence with the Gender and Diversity elective and other activities, will be outlined as a strategy to approach gender and sexuality in a broader and more inclusive way. This proposal aims to overcome the barriers identified in the initial experience, promoting a more effective educational approach with the aim of raising awareness among teachers. The inherent challenge of addressing gender and sexuality in education stands out, especially for humanities and sociology teachers. The researcher recognizes how this theme permeates not only professional practice, but also her own subjectivity. It is believed that the work can contribute not only to the understanding of school dynamics in the face of diversity issues, but also to reflection on the complexity inherent in teaching sensitive and challenging topics. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79106 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/1138336405045407 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0001-6437-8318 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/0287460826976151 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_ipmacedo.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.