Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Alexandre Jeronimo Correia-
dc.contributor.authorMacedo, Ingrid Pontes de-
dc.date.accessioned2024-12-11T18:22:12Z-
dc.date.available2024-12-11T18:22:12Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMACEDO, Ingrid Pontes de. “Obrigado(a) por lembrar o meu nome”: uma cartilha de acolhimento de estudantes trans na escola. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79106-
dc.description.abstractThis dissertation narrates the experience of a teacher who, when trying to implement a pedagogical intervention against homophobia and transphobia in her school, find significant resistance from the school community. The detailed report explores the context, highlighting obstacles and social practices rooted in the school universe that made impossible the initially proposed activity. Resistance, permeated by prejudice, misinformation and fear, is the object of analysis here. In the face of obstacles, not only are the difficulties faced documented, but an innovative alternative is also proposed. A booklet, inspired by the experiences and a didactic sequence with the Gender and Diversity elective and other activities, will be outlined as a strategy to approach gender and sexuality in a broader and more inclusive way. This proposal aims to overcome the barriers identified in the initial experience, promoting a more effective educational approach with the aim of raising awareness among teachers. The inherent challenge of addressing gender and sexuality in education stands out, especially for humanities and sociology teachers. The researcher recognizes how this theme permeates not only professional practice, but also her own subjectivity. It is believed that the work can contribute not only to the understanding of school dynamics in the face of diversity issues, but also to reflection on the complexity inherent in teaching sensitive and challenging topics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Obrigado(a) por lembrar o meu nome”: uma cartilha de acolhimento de estudantes trans na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente dissertação narra a experiência de uma professora que, ao tentar implementar uma intervenção pedagógica contra a homofobia e transfobia em sua escola, encontra resistência significativa da comunidade escolar. O relato minucioso explora o contexto, evidenciando obstáculos e práticas sociais arraigadas no universo escolar, que inviabilizaram a atividade inicialmente proposta. A resistência, permeada por preconceitos, desinformação e medo, é, aqui, objeto de análise. Diante dos impasses, não apenas documentam-se as dificuldades enfrentadas, como também propõe-se uma alternativa inovadora. Uma cartilha, inspirada nas experiências e em uma sequência didática com a eletiva de Gênero e Diversidade e outras atividades, será delineada como estratégia para abordar gênero e sexualidade de maneira mais ampla e inclusiva. Essa proposta visa superar as barreiras identificadas na experiência inicial, promovendo uma abordagem educativa mais eficaz com o objetivo de sensibilizar os docentes. Destaca-se o desafio inerente de abordar gênero e sexualidade na educação, especialmente para professores/as de ciências humanas e sociologia. A pesquisadora reconhece como esse tema atravessa não apenas a prática profissional, mas também sua própria subjetividade. Acredita-se que o trabalho pode contribuir não apenas para a compreensão das dinâmicas escolares frente a questões de diversidade, mas também para a reflexão sobre a complexidade inerente ao ensino de temas sensíveis e desafiadores.pt_BR
dc.title.en“Thank you for remembering my name”: a primer of welcome trans students at schoolpt_BR
dc.subject.ptbrHomofobiapt_BR
dc.subject.ptbrTransfobiapt_BR
dc.subject.ptbrIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subject.enHomophobiapt_BR
dc.subject.enTransphobiapt_BR
dc.subject.enPedagogical interventionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1138336405045407pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6437-8318pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0287460826976151pt_BR
local.date.available2024-12-11-
Aparece nas coleções:PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_ipmacedo.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.