Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78499
Tipo: TCC
Título : Análise da maturidade BIM do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Ceará – Campus Russas
Autor : Diniz, Anna Laura Martins
Tutor: Vieira, Mylene de Melo
Palabras clave en portugués brasileño: BIM;maturidade BIM;ensino-aprendizagem;engenharia civil
Palabras clave en inglés: BIM;BIM maturity;teaching-learning;civil engineering
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Fecha de publicación : 2024
Citación : DINIZ, Anna Laura Martins. Análise da maturidade BIM do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará – Campus Russas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2024.
Resumen en portugués brasileño: A metodologia de modelagem da informação da construção (Building Information Modeling - BIM) vem se tornando relevante no ramo da Engenharia Civil, sendo capaz de integrar todas as informações e etapas de um projeto, proporcionando uma visão integrada e colaborativa. Devido sua pertinência no mercado de trabalho, o ensino de BIM é imprescindível nos cursos de ensino superior, em virtude da importância de capacitar os futuros profissionais. Para inserir o BIM de forma efetiva nos cursos de graduação, é necessário seguir o Plano de Implantação BIM; cujo primeiro passo consiste em mensurar o uso existente do BIM nos cursos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo diagnosticar a maturidade BIM do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará, Campus Russas. Foi utilizada a Matriz de Maturidade BIM para Instituições de Ensino Superior que avalia o uso do BIM em cinco níveis de maturidade através de 16 critérios, estruturados em três campos BIM: Política, Processo e Tecnologia. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionários para a coordenação e o corpo docente do curso bem como o levantamento de projetos e publicações na temática BIM desenvolvidos no curso. O curso apresentou o nível Integrado de maturidade BIM. Através deste trabalho foi possível identificar as áreas que requerem maior investimento e atenção para a otimização do ensino e da adoção do BIM na Instituição.
Abstract: The Building Information Modeling (BIM) methodology has become increasingly relevant in the field of Civil Engineering, being able to integrate all the information and stages of a project, providing an integrated and collaborative vision. Due to its relevance in the job market, teaching BIM is essential in higher education courses, due to the importance of training future professionals. To effectively insert BIM into undergraduate courses, it is necessary to follow the BIM Implementation Plan; the first step is to measure the existing use of BIM in courses. Therefore, the present work aims to diagnose the BIM maturity of the Civil Engineering course at the Federal University of Ceará, Campus Russas. The BIM Maturity Matrix for Higher Education Institutions was applied, which evaluates the use of BIM at five maturity levels through 16 criteria, structured into three BIM fields: Policy, Process and Technology. The research was carried out through the application of questionnaires to the course coordination and teaching staff, as well as a survey of projects and publications on the BIM theme developed in the course. The undergraduate course presented the Integrated BIM maturity level. Through this work it was possible to identify the areas that require greater investment and attention to optimize BIM teaching and its adoption in the Institution.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78499
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - RUSSAS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_tcc_almdiniz.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.