Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78499
Type: | TCC |
Title: | Análise da maturidade BIM do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Ceará – Campus Russas |
Authors: | Diniz, Anna Laura Martins |
Advisor: | Vieira, Mylene de Melo |
Keywords in Brazilian Portuguese : | BIM;maturidade BIM;ensino-aprendizagem;engenharia civil |
Keywords in English : | BIM;BIM maturity;teaching-learning;civil engineering |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | DINIZ, Anna Laura Martins. Análise da maturidade BIM do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará – Campus Russas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A metodologia de modelagem da informação da construção (Building Information Modeling - BIM) vem se tornando relevante no ramo da Engenharia Civil, sendo capaz de integrar todas as informações e etapas de um projeto, proporcionando uma visão integrada e colaborativa. Devido sua pertinência no mercado de trabalho, o ensino de BIM é imprescindível nos cursos de ensino superior, em virtude da importância de capacitar os futuros profissionais. Para inserir o BIM de forma efetiva nos cursos de graduação, é necessário seguir o Plano de Implantação BIM; cujo primeiro passo consiste em mensurar o uso existente do BIM nos cursos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo diagnosticar a maturidade BIM do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará, Campus Russas. Foi utilizada a Matriz de Maturidade BIM para Instituições de Ensino Superior que avalia o uso do BIM em cinco níveis de maturidade através de 16 critérios, estruturados em três campos BIM: Política, Processo e Tecnologia. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionários para a coordenação e o corpo docente do curso bem como o levantamento de projetos e publicações na temática BIM desenvolvidos no curso. O curso apresentou o nível Integrado de maturidade BIM. Através deste trabalho foi possível identificar as áreas que requerem maior investimento e atenção para a otimização do ensino e da adoção do BIM na Instituição. |
Abstract: | The Building Information Modeling (BIM) methodology has become increasingly relevant in the field of Civil Engineering, being able to integrate all the information and stages of a project, providing an integrated and collaborative vision. Due to its relevance in the job market, teaching BIM is essential in higher education courses, due to the importance of training future professionals. To effectively insert BIM into undergraduate courses, it is necessary to follow the BIM Implementation Plan; the first step is to measure the existing use of BIM in courses. Therefore, the present work aims to diagnose the BIM maturity of the Civil Engineering course at the Federal University of Ceará, Campus Russas. The BIM Maturity Matrix for Higher Education Institutions was applied, which evaluates the use of BIM at five maturity levels through 16 criteria, structured into three BIM fields: Policy, Process and Technology. The research was carried out through the application of questionnaires to the course coordination and teaching staff, as well as a survey of projects and publications on the BIM theme developed in the course. The undergraduate course presented the Integrated BIM maturity level. Through this work it was possible to identify the areas that require greater investment and attention to optimize BIM teaching and its adoption in the Institution. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78499 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENGENHARIA CIVIL - RUSSAS - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_almdiniz.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.