Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77344
Type: | Dissertação |
Title: | Competências digitais docentes: desenvolvimento de um modelo pedagógico de autoavaliação |
Authors: | Siqueira, Raquel Almeida Ferreira |
Advisor: | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
Co-advisor: | Carvalho, Alanna Oliveira Pereira |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Competências digitais;Formação continuada de professores;Tecnologias digitais;Políticas públicas educacionais;Professores - Formação |
Keywords in English : | Digital skills;Continuing teacher training;Digital technologies;Educational public policies |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | SIQUEIRA, Raquel Almeida Ferreira. Competências digitais docentes: desenvolvimento de um modelo pedagógico de autoavaliação. 2024. 225 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As ações formativas sobre o uso das Tecnologias Digitais (TD) na educação e aquisição de Competências Digitais (CD) pelos professores se tornam cada vez mais necessárias para o processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivos identificar o perfil dos professores da educação básica quanto às suas CD e construir e validar um modelo pedagógico de autoavaliação das competências digitais, denominada DigComp- Model, com a finalidade de gerar dados consistentes para aperfeiçoamento de políticas públicas de formação docente. Como corolário foi definida a abordagem “mixed-methodology”, baseada no uso combinado e sequencial de uma fase de pesquisa quantitativa, seguida de uma fase qualitativa. Quanto ao tipo, ela será exploratória-descritiva e possui como sujeitos professores de Educação Básica matriculados em um curso de extensão da Universidade Federal do Ceará. Para o desenvolvimento deste trabalho participaram 4.699 pessoas matriculadas no curso de formação intitulado Aprendizagem Integral, Gestão Escolar e Avaliação Educacional (AIGEAE), desenvolvido entre os meses de fevereiro de 2023 a julho do mesmo ano. Como conclusão pode-se afirmar que o desenvolvimento de competências digitais docentes também pode facilitar a comunicação e a colaboração com a comunidade escolar em geral, especialmente entre os estudantes e as diversas aprendizagens. Os resultados esperados vão ao encontro da utilização de uma plataforma digital para mapear as CD e propor melhorias na concepção de políticas públicas de formação inicial e continuada de professores. |
Abstract: | Training actions on the use of Digital Technologies (DT) in education and the acquisition of Digital Skills (CD) by teachers are becoming increasingly necessary for the teaching and learning process. From this perspective, the research aims to identify the profile of basic education teachers in terms of their CD, build and validate a pedagogical model for self- assessment of digital skills, called DigComp-Model, with the purpose of generating consistent data to improve public policies of teacher training. As a corollary, we define the “mixed- methodology” approach, based on the combined and sequential use of a quantitative research phase followed by a qualitative phase. As for the type, it will be exploratory-descriptive and its subjects will be Basic Education teachers enrolled in an extension course at the Federal University of Ceará. To develop this work, 4,699 people enrolled in the training course entitled Integral Learning, School Management and Educational Assessment (AIGEAE), developed between the months of February 2023 and July of the same year, participated. In conclusion, we can state that the development of digital teaching skills can also facilitate communication and collaboration with the school community in general, especially between students and different types of learning. The expected results are in line with the use of a digital platform to map CDs and propose improvements in the design of public policies for initial and continuing teacher training. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77344 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5586857328317316 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0512183585660835 |
Co-advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3568693555793673 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGTE - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_rafsiqueira.pdf | 16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.