Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77264
Tipo: | Dissertação |
Título : | O sistema de avaliação do ensino fundamental/SAEF e sua contribuição na gestão escolar pública municipal de Fortaleza |
Autor : | Holanda, Regia Helvis Ribeiro de |
Tutor: | Braz, Milena Marcintha Alves |
Palabras clave en portugués brasileño: | SAEF;Avaliação do ensino fundamental;Política pública de educação;Gestão por resultados;Avaliação da educação;Avaliação educacional - Fortaleza;Sistema de avaliação do ensino fundamental - Fortaleza |
Palabras clave en inglés: | SAEF;Fundamental education assessment;Public education policy;Results-based management |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | HOLANDA, Regia Helvis Ribeiro de. O sistema de avaliação do ensino fundamental/SAEF e sua contribuição na gestão escolar pública municipal de Fortaleza. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas)–Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | As avaliações externas presentes nos Sistemas Educacionais no Brasil desde a década de 1990, motivaram em Fortaleza, a partir de 2013, o fortalecimento da Gestão Por Resultados e monitoramento da aprendizagem dos alunos, através do Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental-SAEF. Nesse sentido, a pesquisa consistiu em avaliar a contribuição do SAEF nas ações da gestão escolar com foco nos indicadores do SPAECE-ALFA. E ainda especificamente buscou-se:(1) Identificar a evolução do desempenho de 6 escolas com o pior resultado, em cada Distrito de Educação da Rede Municipal de Fortaleza, nas avaliações do SPAECE-ALFA, no período de 2007 a 2022; e (2) identificar as ações da gestão realizadas a partir dos dados do SAEF. Como base teórica fundou-se no debate das avaliações externas com ênfase na qualidade da educação, apoiando-se dentre outros em: Dourado (2001,2007), Freitas (2009), Afonso (2011,2014), Brooke e Cunha (2011), Werle (2010). Na temática da Política Pública, buscou-se Vieira (2000), Avritzer e Boaventura (2003), Lamar e Vicenti (2020). E no campo da Gestão Pública por Resultados-GPR: Behn (1998),Garces e Silveira (2002), Ramos 2004, Oliveira (2015,2017). A pesquisa é de natureza qualitativa, fundamentada na Avaliação em Profundidade (Rodrigues, 2008,2011). Para coleta de dados, aplicou-se um questionário, com perguntas abertas e fechadas, aos técnicos da Secretaria Municipal de Educação, técnicos dos seis Distrito de Educação e três gestores escolares que atuaram na época da implantação do SAEF. A análise dos dados ocorreu com base na Análise do Conteúdo. O estudo buscou analisar a política de avaliação externa da rede pública de ensino municipal de Fortaleza, no contexto da gestão por resultados, através das contribuições da implantação do Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental (SAEF). Conclui-se que, após quinze anos de sua criação, o SAEF é uma política ainda em processo de construção, representando um desafio significativo para os gestores educacionais, professores e outros membros das comunidades escolares, que buscam melhorar a qualidade das práticas pedagógicas e avaliativas nas instituições educacionais da rede municipal de Fortaleza. |
Abstract: | External assessments present in Educational Systems in Brazil since the 1990s, motivated in Fortaleza, from 2013 onwards, the strengthening of Management by Results and monitoring of student learning, through the Elementary Education Assessment System-SAEF. In this sense, the research consisted of evaluating the contribution of SAEF to school management actions with a focus on SPAECE-ALFA indicators. And specifically, we sought to: (1) Identify the evolution of the performance of 6 schools with the worst result, in each Education District of the Municipal Network of Fortaleza, in the SPAECE-ALFA evaluations, in the period from 2007 to 2022; and (2) identify management actions carried out based on SAEF data. As a theoretical basis, it was based on the debate on external evaluations with an emphasis on the quality of education, based among others on: Dourado (2001,2007), Freitas (2009), Afonso (2011,2014), Brooke and Cunha (2011) , Werle (2010). On the topic of Public Policy, Vieira (2000), Avritzer and Boaventura (2003), Lamar and Vicenti (2020) were sought. And in the field of Public Management by Results-GPR: Behn (1998), Garces and Silveira (2002), Ramos 2004, Oliveira (2015,2017). The research is qualitative in nature, based on In-Depth Assessment (Rodrigues, 2008,2011). To collect data, a questionnaire was applied, with open and closed questions, to technicians from the Municipal Department of Education, technicians from the six Education Districts and three school managers who worked at the time of SAEF's implementation. Data analysis was based on Content Analysis. The study sought to analyze the external evaluation policy of the public municipal education network in Fortaleza, in the context of results-based management, through contributions from the implementation of the Elementary Education Assessment System (SAEF). It is concluded that, after fifteen years of its creation, the SAEF is a policy still in the process of being constructed, representing a significant challenge for educational managers, teachers and other members of school communities, who seek to improve the quality of pedagogical and assessment practices. in educational institutions in the municipal network of Fortaleza. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77264 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/9623638791879192 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/1462998335310020 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_rhrholanda.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.