Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77264
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBraz, Milena Marcintha Alves-
dc.contributor.authorHolanda, Regia Helvis Ribeiro de-
dc.date.accessioned2024-07-15T17:31:55Z-
dc.date.available2024-07-15T17:31:55Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationHOLANDA, Regia Helvis Ribeiro de. O sistema de avaliação do ensino fundamental/SAEF e sua contribuição na gestão escolar pública municipal de Fortaleza. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas)–Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77264-
dc.description.abstractExternal assessments present in Educational Systems in Brazil since the 1990s, motivated in Fortaleza, from 2013 onwards, the strengthening of Management by Results and monitoring of student learning, through the Elementary Education Assessment System-SAEF. In this sense, the research consisted of evaluating the contribution of SAEF to school management actions with a focus on SPAECE-ALFA indicators. And specifically, we sought to: (1) Identify the evolution of the performance of 6 schools with the worst result, in each Education District of the Municipal Network of Fortaleza, in the SPAECE-ALFA evaluations, in the period from 2007 to 2022; and (2) identify management actions carried out based on SAEF data. As a theoretical basis, it was based on the debate on external evaluations with an emphasis on the quality of education, based among others on: Dourado (2001,2007), Freitas (2009), Afonso (2011,2014), Brooke and Cunha (2011) , Werle (2010). On the topic of Public Policy, Vieira (2000), Avritzer and Boaventura (2003), Lamar and Vicenti (2020) were sought. And in the field of Public Management by Results-GPR: Behn (1998), Garces and Silveira (2002), Ramos 2004, Oliveira (2015,2017). The research is qualitative in nature, based on In-Depth Assessment (Rodrigues, 2008,2011). To collect data, a questionnaire was applied, with open and closed questions, to technicians from the Municipal Department of Education, technicians from the six Education Districts and three school managers who worked at the time of SAEF's implementation. Data analysis was based on Content Analysis. The study sought to analyze the external evaluation policy of the public municipal education network in Fortaleza, in the context of results-based management, through contributions from the implementation of the Elementary Education Assessment System (SAEF). It is concluded that, after fifteen years of its creation, the SAEF is a policy still in the process of being constructed, representing a significant challenge for educational managers, teachers and other members of school communities, who seek to improve the quality of pedagogical and assessment practices. in educational institutions in the municipal network of Fortaleza.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO sistema de avaliação do ensino fundamental/SAEF e sua contribuição na gestão escolar pública municipal de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs avaliações externas presentes nos Sistemas Educacionais no Brasil desde a década de 1990, motivaram em Fortaleza, a partir de 2013, o fortalecimento da Gestão Por Resultados e monitoramento da aprendizagem dos alunos, através do Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental-SAEF. Nesse sentido, a pesquisa consistiu em avaliar a contribuição do SAEF nas ações da gestão escolar com foco nos indicadores do SPAECE-ALFA. E ainda especificamente buscou-se:(1) Identificar a evolução do desempenho de 6 escolas com o pior resultado, em cada Distrito de Educação da Rede Municipal de Fortaleza, nas avaliações do SPAECE-ALFA, no período de 2007 a 2022; e (2) identificar as ações da gestão realizadas a partir dos dados do SAEF. Como base teórica fundou-se no debate das avaliações externas com ênfase na qualidade da educação, apoiando-se dentre outros em: Dourado (2001,2007), Freitas (2009), Afonso (2011,2014), Brooke e Cunha (2011), Werle (2010). Na temática da Política Pública, buscou-se Vieira (2000), Avritzer e Boaventura (2003), Lamar e Vicenti (2020). E no campo da Gestão Pública por Resultados-GPR: Behn (1998),Garces e Silveira (2002), Ramos 2004, Oliveira (2015,2017). A pesquisa é de natureza qualitativa, fundamentada na Avaliação em Profundidade (Rodrigues, 2008,2011). Para coleta de dados, aplicou-se um questionário, com perguntas abertas e fechadas, aos técnicos da Secretaria Municipal de Educação, técnicos dos seis Distrito de Educação e três gestores escolares que atuaram na época da implantação do SAEF. A análise dos dados ocorreu com base na Análise do Conteúdo. O estudo buscou analisar a política de avaliação externa da rede pública de ensino municipal de Fortaleza, no contexto da gestão por resultados, através das contribuições da implantação do Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental (SAEF). Conclui-se que, após quinze anos de sua criação, o SAEF é uma política ainda em processo de construção, representando um desafio significativo para os gestores educacionais, professores e outros membros das comunidades escolares, que buscam melhorar a qualidade das práticas pedagógicas e avaliativas nas instituições educacionais da rede municipal de Fortaleza.pt_BR
dc.subject.ptbrSAEFpt_BR
dc.subject.ptbrAvaliação do ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.ptbrPolítica pública de educaçãopt_BR
dc.subject.ptbrGestão por resultadospt_BR
dc.subject.ptbrAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subject.ptbrAvaliação educacional - Fortalezapt_BR
dc.subject.ptbrSistema de avaliação do ensino fundamental - Fortalezapt_BR
dc.subject.enSAEFpt_BR
dc.subject.enFundamental education assessmentpt_BR
dc.subject.enPublic education policypt_BR
dc.subject.enResults-based managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9623638791879192pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1462998335310020pt_BR
local.date.available2024-07-15-
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_rhrholanda.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.