Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76325
Tipo: Dissertação
Título: O processo de pós-produção de arquivos pessoais como experimentação em data art
Autor(es): Mendes, Ariane de Almeida
Orientador: Oliveira Filho, João Vilnei de
Palavras-chave em português: Arquivo pessoal;Dados;Experimentação;Infoestética;Visualização do processo;Artes
Palavras-chave em inglês: Data;Experimentation;Info-aesthetics;Personal archive;Process visualization
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Data do documento: 2023
Citação: MENDES, Ariane de Almeida. O processo de pós-produção de arquivos pessoais como experimentação em data art. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Nesta pesquisa, revisito e rearranjo arquivos pessoais. A ação de rever papéis, cadernos, documentos, desenhos, produções, objetos e pastas contidas em meus espaços de trabalho (físicos e virtuais) tem sido a base desta criação artística. Aproprio-me dos registros utilizando técnicas de montagem, num emaranhado analógico-digital de imagens e palavras, trabalhando em experimentos híbridos a partir de elementos (dados) contidos na coleção pessoal e no cotidiano. Enquanto traço mapeamentos particulares e exponho assuntos recorrentes em minhas atividades de consumo, aprendizagem e compartilhamento, relaciono noções da estética da informação (Lev Manovich), da criação em rede (Cecília Almeida Salles) e das imagens técnicas (Vilém Flusser). Acompanhando o processo de pós-produção de meus arquivos, abordo inquietações sobre deslocamentos, crise de conexões, desmaterialização e complexidade no contexto contemporâneo. Ao longo deste trabalho, coloco os documentos de processo no centro da criação a fim de articular teorias e práticas que transitam poeticamente entre arte e ciência.
Abstract: In this research, I revisit and rearrange personal archives. The action of reviewing papers, notebooks, documents, drawings, productions, objects and folders contained in my (physical and virtual) workspaces has been the basis of this artistic creation. I appropriate the records using montage techniques, in an analogue-digital tangle of images and words, working on hybrid experiments based on elements (data) contained in the personal collection and in everyday life. While I trace particular mappings and expose recurring issues in my consumption, learning and sharing activities, I relate notions of information aesthetics (Lev Manovich), network creation (Cecília Almeida Salles) and technical images (Vilém Flusser). Following the post-production process of my archives, I address concerns about displacement, crisis of connections, dematerialization and complexity in the contemporary context. Throughout this work, I place process documents at the center of creation in order to articulate theories and practices that poetically move between art and science.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76325
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/9551224541269135
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7212307806105123
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_aamendes.pdf40,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.