Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76325
Tipo: Dissertação
Título : O processo de pós-produção de arquivos pessoais como experimentação em data art
Autor : Mendes, Ariane de Almeida
Tutor: Oliveira Filho, João Vilnei de
Palabras clave en portugués brasileño: Arquivo pessoal;Dados;Experimentação;Infoestética;Visualização do processo;Artes
Palabras clave en inglés: Data;Experimentation;Info-aesthetics;Personal archive;Process visualization
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Fecha de publicación : 2023
Citación : MENDES, Ariane de Almeida. O processo de pós-produção de arquivos pessoais como experimentação em data art. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Nesta pesquisa, revisito e rearranjo arquivos pessoais. A ação de rever papéis, cadernos, documentos, desenhos, produções, objetos e pastas contidas em meus espaços de trabalho (físicos e virtuais) tem sido a base desta criação artística. Aproprio-me dos registros utilizando técnicas de montagem, num emaranhado analógico-digital de imagens e palavras, trabalhando em experimentos híbridos a partir de elementos (dados) contidos na coleção pessoal e no cotidiano. Enquanto traço mapeamentos particulares e exponho assuntos recorrentes em minhas atividades de consumo, aprendizagem e compartilhamento, relaciono noções da estética da informação (Lev Manovich), da criação em rede (Cecília Almeida Salles) e das imagens técnicas (Vilém Flusser). Acompanhando o processo de pós-produção de meus arquivos, abordo inquietações sobre deslocamentos, crise de conexões, desmaterialização e complexidade no contexto contemporâneo. Ao longo deste trabalho, coloco os documentos de processo no centro da criação a fim de articular teorias e práticas que transitam poeticamente entre arte e ciência.
Abstract: In this research, I revisit and rearrange personal archives. The action of reviewing papers, notebooks, documents, drawings, productions, objects and folders contained in my (physical and virtual) workspaces has been the basis of this artistic creation. I appropriate the records using montage techniques, in an analogue-digital tangle of images and words, working on hybrid experiments based on elements (data) contained in the personal collection and in everyday life. While I trace particular mappings and expose recurring issues in my consumption, learning and sharing activities, I relate notions of information aesthetics (Lev Manovich), network creation (Cecília Almeida Salles) and technical images (Vilém Flusser). Following the post-production process of my archives, I address concerns about displacement, crisis of connections, dematerialization and complexity in the contemporary context. Throughout this work, I place process documents at the center of creation in order to articulate theories and practices that poetically move between art and science.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76325
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/9551224541269135
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/7212307806105123
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_aamendes.pdf40,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.