Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76325
Type: Dissertação
Title: O processo de pós-produção de arquivos pessoais como experimentação em data art
Authors: Mendes, Ariane de Almeida
Advisor: Oliveira Filho, João Vilnei de
Keywords in Brazilian Portuguese : Arquivo pessoal;Dados;Experimentação;Infoestética;Visualização do processo;Artes
Keywords in English : Data;Experimentation;Info-aesthetics;Personal archive;Process visualization
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Issue Date: 2023
Citation: MENDES, Ariane de Almeida. O processo de pós-produção de arquivos pessoais como experimentação em data art. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Nesta pesquisa, revisito e rearranjo arquivos pessoais. A ação de rever papéis, cadernos, documentos, desenhos, produções, objetos e pastas contidas em meus espaços de trabalho (físicos e virtuais) tem sido a base desta criação artística. Aproprio-me dos registros utilizando técnicas de montagem, num emaranhado analógico-digital de imagens e palavras, trabalhando em experimentos híbridos a partir de elementos (dados) contidos na coleção pessoal e no cotidiano. Enquanto traço mapeamentos particulares e exponho assuntos recorrentes em minhas atividades de consumo, aprendizagem e compartilhamento, relaciono noções da estética da informação (Lev Manovich), da criação em rede (Cecília Almeida Salles) e das imagens técnicas (Vilém Flusser). Acompanhando o processo de pós-produção de meus arquivos, abordo inquietações sobre deslocamentos, crise de conexões, desmaterialização e complexidade no contexto contemporâneo. Ao longo deste trabalho, coloco os documentos de processo no centro da criação a fim de articular teorias e práticas que transitam poeticamente entre arte e ciência.
Abstract: In this research, I revisit and rearrange personal archives. The action of reviewing papers, notebooks, documents, drawings, productions, objects and folders contained in my (physical and virtual) workspaces has been the basis of this artistic creation. I appropriate the records using montage techniques, in an analogue-digital tangle of images and words, working on hybrid experiments based on elements (data) contained in the personal collection and in everyday life. While I trace particular mappings and expose recurring issues in my consumption, learning and sharing activities, I relate notions of information aesthetics (Lev Manovich), network creation (Cecília Almeida Salles) and technical images (Vilém Flusser). Following the post-production process of my archives, I address concerns about displacement, crisis of connections, dematerialization and complexity in the contemporary context. Throughout this work, I place process documents at the center of creation in order to articulate theories and practices that poetically move between art and science.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76325
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9551224541269135
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7212307806105123
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_dis_aamendes.pdf40,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.