Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75766
Tipo: | TCC |
Título : | Os desafios do ensino bílingue Português e Tupi Nheengatu na Escola Indígena Joaquim Ugena da Aldeia Jacinto |
Autor : | Feitosa, Damiana Alves |
Tutor: | Gonçalves, Kleyton Rattes |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENA |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | FEITOSA, Damiana Alves. Os desafios do ensino bílingue Português e Tupi Nheengatu na Escola Indígena Joaquim Ugena da Aldeia Jacinto. 2022. 23 f. TCC (Licenciatura Intercultural Indígena) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | Neste TCC, modalidade cartilha, aborda a potência da língua tupi, nheengatu, assim como os desafios por ela colocados. O que é lidar com a educação indígena diferenciada, a partir do ensino bilíngue português/tupi? Quais problemas, preconceitos, dificuldades estão presentes? O que representa o tupi, nheengatu, para nosso povo? É com estas intenções que esta cartilha foi elaborada, visando, também, fornecer uma sistematização sobre elementos do nheengatu nos seus desafios de implementação nas nossas escolas. Apresentarei elementos da cultura indígena, com sua expressão em tupi-nheengatu, seguidos de sua tradução em português, ao lado de breves comentários. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75766 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-5226-0918 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/0483805047794658 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | LIIK - LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA KUABA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_dafeitosa.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.