Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75766
Tipo: | TCC |
Título: | Os desafios do ensino bílingue Português e Tupi Nheengatu na Escola Indígena Joaquim Ugena da Aldeia Jacinto |
Autor(es): | Feitosa, Damiana Alves |
Orientador: | Gonçalves, Kleyton Rattes |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENA |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | FEITOSA, Damiana Alves. Os desafios do ensino bílingue Português e Tupi Nheengatu na Escola Indígena Joaquim Ugena da Aldeia Jacinto. 2022. 23 f. TCC (Licenciatura Intercultural Indígena) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Neste TCC, modalidade cartilha, aborda a potência da língua tupi, nheengatu, assim como os desafios por ela colocados. O que é lidar com a educação indígena diferenciada, a partir do ensino bilíngue português/tupi? Quais problemas, preconceitos, dificuldades estão presentes? O que representa o tupi, nheengatu, para nosso povo? É com estas intenções que esta cartilha foi elaborada, visando, também, fornecer uma sistematização sobre elementos do nheengatu nos seus desafios de implementação nas nossas escolas. Apresentarei elementos da cultura indígena, com sua expressão em tupi-nheengatu, seguidos de sua tradução em português, ao lado de breves comentários. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75766 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-5226-0918 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/0483805047794658 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | LIIK - LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA KUABA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_dafeitosa.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.