Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75500
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A utilização da gamificação como ferramenta motivadora no ensino de manutenção de software
Autor : Oliveira, Israely Lima de
Palabras clave en portugués brasileño: Gamificação;Metodologia Ativas de Ensino;Manutenção de Software;IMI;IMMS
Fecha de publicación : 2023
Resumen en portugués brasileño: A Manutenção de Software propõe a realização de modificações em um produto de software, desde a correção de eventuais erros a melhora nos atributos. Durante o ciclo de vida do projeto de software, a implementação da manutenção surge como uma etapa importante, porém essa fase gera dúvidas em especialistas. Visando construir profissionais capacitadas, docentes do ensino superior adotam metodologias de ensino ativas e adaptáveis para área da tecnologia. Com este pensamento, este estudo apresenta etapas para o planejamento e implementação de um sistema gamificado, que utiliza de procedimentos de jogos em uma estratégia educativa para o incentivo do estudo de Manutenção de Software. Durante o estudo foram analisados os artefatos gerados por alunos para a identificação dos principais problemas enfrentados na criação da documentação e as principais avaliações dos estudantes em relação ao sistema gamificado, na qual foi utilizado o questionário IMI e IMMS. A amostra foi composta por alunos do curso de Engenharia de Software e Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará - Campus Russas. Por intermédio da análise observou-se que os dados apresentam um índice de 72% dos alunos detiveram interesse nas atividades durante a gamificação.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75500
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Artigos Científicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_artigo_ilima.pdfa.pdf271,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.