Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75500
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A utilização da gamificação como ferramenta motivadora no ensino de manutenção de software |
Authors: | Oliveira, Israely Lima de |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Gamificação;Metodologia Ativas de Ensino;Manutenção de Software;IMI;IMMS |
Issue Date: | 2023 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A Manutenção de Software propõe a realização de modificações em um produto de software, desde a correção de eventuais erros a melhora nos atributos. Durante o ciclo de vida do projeto de software, a implementação da manutenção surge como uma etapa importante, porém essa fase gera dúvidas em especialistas. Visando construir profissionais capacitadas, docentes do ensino superior adotam metodologias de ensino ativas e adaptáveis para área da tecnologia. Com este pensamento, este estudo apresenta etapas para o planejamento e implementação de um sistema gamificado, que utiliza de procedimentos de jogos em uma estratégia educativa para o incentivo do estudo de Manutenção de Software. Durante o estudo foram analisados os artefatos gerados por alunos para a identificação dos principais problemas enfrentados na criação da documentação e as principais avaliações dos estudantes em relação ao sistema gamificado, na qual foi utilizado o questionário IMI e IMMS. A amostra foi composta por alunos do curso de Engenharia de Software e Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará - Campus Russas. Por intermédio da análise observou-se que os dados apresentam um índice de 72% dos alunos detiveram interesse nas atividades durante a gamificação. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75500 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Artigos Científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_artigo_ilima.pdfa.pdf | 271,83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.