Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73829
Type: TCC
Title: Infográfico sobre a correlação entre vagas de estágio destinadas aos estudantes do Curso de Design Digital e a grade curricular do curso
Authors: Maria, Jôananda Ketlen Sousa de
Advisor: Monteiro, Ingrid Teixeira
Keywords: Design digital;estágio;infográfico
Issue Date: 2023
Citation: MARIA, Jôananda Ketlen Sousa de. Infográfico sobre a correlação entre vagas de estágio destinadas aos estudantes do Curso de Design Digital e a grade curricular do curso. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Com a proximidade do estágio, os alunos de Design Digital enfrentam um desafio comum: a dificuldade em escolher qual área seguir. O curso é composto por quatro áreas: design, tecnologia, comunicação e artes. E muitos alunos se sentem confusos em identificar rapidamente qual área é mais adequada de acordo com seus interesses e habilidades. Diante dessa situação, foi realizada uma pesquisa para conhecer o perfil do aluno e compreender suas dificuldades no processo de busca de estágio. Partindo disso, o objetivo deste projeto foi desenvolver um infográfico interativo que facilitasse os alunos a se identificarem em uma das quatro áreas do curso, também para facilitar o aluno na escolha da área de estágio. Este infográfico apresenta informações como disciplinas obrigatórias e optativas, assim como requisitos solicitados pelas vagas de estágio para o aluno se especializar na área que mais lhe agrada e se sinta mais confiante na busca por estágio. Para isso foi realizado uma pesquisa para conhecer o perfil do aluno e suas dificuldades, análise das disciplinas obrigatórias e optativas, coletas de vagas de estágio de acordo com as áreas do curso e a partir disso teve a criação e avaliação do infográfico com os alunos.
Abstract: As the internship approaches, Digital Design students face a common challenge: the difficulty in choosing which area to pursue. The course consists of four areas: design, technology, communication and arts. And many students feel confused in quickly identifying which area is best suited according to their interests and abilities. Faced with this situation, a survey was carried out to learn about the student's profile and understand their difficulties in the internship search process. Based on this, the objective of this project was to develop an interactive infographic that would facilitate students to identify themselves in one of the four areas of the course, also to facilitate the student in choosing the internship area. This infographic presents information such as mandatory and optional subjects, as well as requirements requested by internship vacancies for students to specialize in the area that most appeals to them and feel more confident in their search for an internship. For this, a survey was carried out to know the student's profile and their difficulties, analysis of mandatory and optional subjects, collection of internship vacancies according to the areas of the course and from this, the infographic was created and evaluated with the students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73829
Appears in Collections:DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_jksmaria.pdf2,4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.