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Tipo: TCC
Título : A economia compartilhada e a percepção dos sentidos do trabalho pelos motoristas de uber em Fortaleza
Autor : Ribamar, Francisco Jonas Coelho
Tutor: Ponte, Júlio Ramon Teles da
Palabras clave : Economia do mercado;Emprego precário;Economia compartilhada - Fortaleza
Fecha de publicación : 2021
Citación : RIBAMAR, Francisco Jonas Coelho. A economia compartilhada e a percepção dos sentidos do trabalho pelos motoristas de uber em Fortaleza. 52 f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: .O início das atividades de empresas como Uber, Ifood e Rappi no Brasil alteraram profundamente a estrutura de mercado de trabalho no país. Essas empresas, mais intensamente a partir de 2015, passaram a ser fonte de renda, seja complementar ou integral, de uma significativa parcela da nossa população economicamente ativa. Ao tempo que essa estrutura de mercado coloca seus “colaboradores” em um status diferente do usual até então, uma vez que o trabalho subordinado é diretamente menos necessário para o seu funcionamento. Diante disso emerge a questão: qual a percepção dos “colaboradores” de empresas de transporte por aplicativo quanto aos sentidos do trabalho que desenvolvem? A atividade central dessas empresas é realizar a mediação entre clientes e prestadores de serviços individuais. O objetivo geral deste trabalho foi compreender a percepção dos motoristas de aplicativos de transporte de Fortaleza sobre os sentidos do trabalho e os fatores relevantes do fenômeno do novo modelo de organização capitalista. Como base do estudo foi utilizado um questionário, com o total de 108 amostras, e a realização de entrevistas semiestruturadas para 5 motoristas de aplicativos na cidade de Fortaleza. Foi realizado uma análise descritiva exploratória dos dados a partir de um questionário quantitativo e um levantamento qualitativo realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Conclui-se que os motoristas apresentam um alto índice de compreensão acerca da utilidade social da sua atividade, a autonomia e o horário de trabalho flexível. Dentre os principais pontos negativos, foram apontados a remuneração e a sensação de insegurança no sentido de integridade física. Deste modo, o trabalho em empresas de Economia Compartilhada se apresenta como uma atividade que possui sentido e significado para os trabalhadores, ao mesmo tempo que possui claras características de precarização, como baixa remuneração, insegurança e alta carga horária. Tomando como base os dados obtidos no questionário juntamente com o material das entrevistas, o que mais se sobressai é a possibilidade de exercer uma atividade remunerada em um país com desemprego em alta e a flexibilidade de horário de trabalho.
Abstract: The start of activities by companies as if Uber, Ifood and Rappi in Brazil have profoundly altered the structure of the labor market in the country. These companies, more intensively since 2015, have become a source of income, whether complementary or integral, for a significant portion of our economically active population. At the same time that this market structure puts its “collaborators” in a different status from the usual until then, since subordinate work is directly less necessary for it’s functioning. In view of this, the question arises: what is the perception of the “collaborators” of transport companies by application regarding the meanings of the work they do? The central activity of these companies is to mediate between customers and individual service providers. The general objective of this work was to understand the perception of the drivers of transport applications in Fortaleza about the directions of work and the relevant factors of the phenomenon of the new model of capitalist organization. As a basis for the study, a questionnaire was used, with 108 samples, and semi-structured interviews were conducted for five application drivers in the city of Fortaleza. An exploratory descriptive analysis of the data was carried out using a quantitative questionnaire and a qualitative survey carried out through semi- structured interviews. It is concluded that drivers have a high level of understanding about the social utility of their activity, autonomy and flexible working hours. Among the main negative points, the remuneration and the feeling of insecurity in the sense of physical integrity were pointed out. Therefore, work in Shared Economy companies presents itself as an activity that has meaning and meaning for workers, while having clear characteristics of precariousness, such as low remuneration, insecurity and high workload. Based on the data obtained in the questionnaire together with the interview material, what stands out the most is the possibility of exercising a paid activity in a country with high unemployment and the flexibility of working hours.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72872
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

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