Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72463
Tipo: Dissertação
Título : Funções afim e quadrática: uma análise de avaliações externas para uma abordagem didática no ensino dessas funções
Título en inglés: Affine and quadratic functions: an analysis of external estimates for a didactic approach in teaching these functions
Autor : Távora Neto, Luiz Edson Pinheiro
Tutor: Silva, Jonatan Floriano da
Palabras clave : Abordagem didática;Função afim;Função quadrática;GeoGebra;Resolução de problemas;Didactic approach;Affine function;Quadratic function;Problem solving
Fecha de publicación : 2023
Citación : TÁVORA NETO, Luiz Edson Pinheiro. Funções afim e quadrática: uma análise de avaliações externas para uma abordagem didática no ensino dessas funções. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de apresentar considerações sobre a importância, para o processo de ensino-aprendizagem, de uma abordagem didática com a utilização do Software GeoGebra e a Resolução de Problemas para o estudo das funções afim e quadrática. A metodologia abordada foi da pesquisa bibliográfica, a partir de dados levantados de avaliações externas, que mostram que os alunos estão com um déficit de conhecimento nesses assuntos matemáticos e que precisam de abordagens didáticas que visam facilitar e concretizar o processo de ensino-aprendizagem no estudo dessas funções. A partir disso, foi utilizada uma análise de exposições e atividades realizadas em sala de aula utilizando o Software GeoGebra.
Abstract: The present work was developed with the intention of presenting considerations about the importance, for the teaching-learning process, of a didactic approach with the use of the GeoGebra Software and Problem Solving for the study of affine and quadratic functions. The methodology approached was a bibliographical research, based on data collected from external evaluations, which show that students have a deficit of knowledge in these mathematical subjects and that they need didactic approaches that aim to facilitate and implement the teaching-learning process in the study. of these functions. From this, an analysis of exhibitions and activities carried out in the classroom using the GeoGebra Software was used.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72463
Aparece en las colecciones: PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_leptavoraneto.pdf4,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.