Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Jonatan Floriano da-
dc.contributor.authorTávora Neto, Luiz Edson Pinheiro-
dc.date.accessioned2023-05-24T17:47:43Z-
dc.date.available2023-05-24T17:47:43Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationTÁVORA NETO, Luiz Edson Pinheiro. Funções afim e quadrática: uma análise de avaliações externas para uma abordagem didática no ensino dessas funções. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72463-
dc.description.abstractThe present work was developed with the intention of presenting considerations about the importance, for the teaching-learning process, of a didactic approach with the use of the GeoGebra Software and Problem Solving for the study of affine and quadratic functions. The methodology approached was a bibliographical research, based on data collected from external evaluations, which show that students have a deficit of knowledge in these mathematical subjects and that they need didactic approaches that aim to facilitate and implement the teaching-learning process in the study. of these functions. From this, an analysis of exhibitions and activities carried out in the classroom using the GeoGebra Software was used.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAbordagem didáticapt_BR
dc.subjectFunção afimpt_BR
dc.subjectFunção quadráticapt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectDidactic approachpt_BR
dc.subjectAffine functionpt_BR
dc.subjectQuadratic functionpt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.titleFunções afim e quadrática: uma análise de avaliações externas para uma abordagem didática no ensino dessas funçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de apresentar considerações sobre a importância, para o processo de ensino-aprendizagem, de uma abordagem didática com a utilização do Software GeoGebra e a Resolução de Problemas para o estudo das funções afim e quadrática. A metodologia abordada foi da pesquisa bibliográfica, a partir de dados levantados de avaliações externas, que mostram que os alunos estão com um déficit de conhecimento nesses assuntos matemáticos e que precisam de abordagens didáticas que visam facilitar e concretizar o processo de ensino-aprendizagem no estudo dessas funções. A partir disso, foi utilizada uma análise de exposições e atividades realizadas em sala de aula utilizando o Software GeoGebra.pt_BR
dc.title.enAffine and quadratic functions: an analysis of external estimates for a didactic approach in teaching these functionspt_BR
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_leptavoraneto.pdf4,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.