Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72463
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Jonatan Floriano da | - |
dc.contributor.author | Távora Neto, Luiz Edson Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-24T17:47:43Z | - |
dc.date.available | 2023-05-24T17:47:43Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | TÁVORA NETO, Luiz Edson Pinheiro. Funções afim e quadrática: uma análise de avaliações externas para uma abordagem didática no ensino dessas funções. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72463 | - |
dc.description.abstract | The present work was developed with the intention of presenting considerations about the importance, for the teaching-learning process, of a didactic approach with the use of the GeoGebra Software and Problem Solving for the study of affine and quadratic functions. The methodology approached was a bibliographical research, based on data collected from external evaluations, which show that students have a deficit of knowledge in these mathematical subjects and that they need didactic approaches that aim to facilitate and implement the teaching-learning process in the study. of these functions. From this, an analysis of exhibitions and activities carried out in the classroom using the GeoGebra Software was used. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Abordagem didática | pt_BR |
dc.subject | Função afim | pt_BR |
dc.subject | Função quadrática | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Didactic approach | pt_BR |
dc.subject | Affine function | pt_BR |
dc.subject | Quadratic function | pt_BR |
dc.subject | Problem solving | pt_BR |
dc.title | Funções afim e quadrática: uma análise de avaliações externas para uma abordagem didática no ensino dessas funções | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de apresentar considerações sobre a importância, para o processo de ensino-aprendizagem, de uma abordagem didática com a utilização do Software GeoGebra e a Resolução de Problemas para o estudo das funções afim e quadrática. A metodologia abordada foi da pesquisa bibliográfica, a partir de dados levantados de avaliações externas, que mostram que os alunos estão com um déficit de conhecimento nesses assuntos matemáticos e que precisam de abordagens didáticas que visam facilitar e concretizar o processo de ensino-aprendizagem no estudo dessas funções. A partir disso, foi utilizada uma análise de exposições e atividades realizadas em sala de aula utilizando o Software GeoGebra. | pt_BR |
dc.title.en | Affine and quadratic functions: an analysis of external estimates for a didactic approach in teaching these functions | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_leptavoraneto.pdf | 4,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.