Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70319
Tipo: Dissertação
Título: Reduzir os gastos educacionais importa para os resultados de proficiência? evidências sobre a recessão no Brasil
Autor(es): Araújo, Antonia Amanda
Orientador: Soares, Ricardo Brito
Palavras-chave: Performance educacional;Choque nos gastos educacionais;Choque na atividade econômica;Gastos em educação
Data do documento: 2021
Citação: ARAÚJO, Antonia Amanda. Reduzir os gastos educacionais importa para os resultados de proficiência? evidências sobre a recessão no Brasil. 2021. 41f. Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021
Resumo: Este trabalho investiga o efeito da redução dos gastos em educação resultado da recessão econômica vivenciada pelo Brasil entre 2014 e 2016 sobre os resultados educacionais dos estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. O choque recessivo é avaliado sobre os gastos educacionais e adicionalmente sobre a atividade econômica. Verifica-se que o choque nos gastos em educação reduz a proficiência dos estudantes em Matemática e em Português em ambas as séries. Choques sobre a atividade econômica não reduzem o resultado dos estudantes. Todavia, choques sobre os gastos educacionais em municípios que também foram afetados pela atividade econômica tendem a ser maiores do que em municípios pouco expostos aos choques nos gastos educacionais.
Abstract: This paper investigates the effect of the reduction in spending on education resulting from the economic recession experienced by Brazil between 2014 and 2016 on the educational resultsof students in the 5th and 9th grade of elementary school. The recessive shock is assessed on educational spending and additionally on economic activity. It appears that the shock in spending on education reduces students' proficiency in Mathematics and Portuguese in both grades. Shocks in economic activity do not reduce student outcomes. However, shocks on educational spending in municipalities that were also affected by economic activity tend to be greater than in municipalities with little exposure to shocks in educational spending.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70319
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_aaa.pdf406,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.