Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70319
Tipo: Dissertação
Título : Reduzir os gastos educacionais importa para os resultados de proficiência? evidências sobre a recessão no Brasil
Autor : Araújo, Antonia Amanda
Tutor: Soares, Ricardo Brito
Palabras clave : Performance educacional;Choque nos gastos educacionais;Choque na atividade econômica;Gastos em educação
Fecha de publicación : 2021
Citación : ARAÚJO, Antonia Amanda. Reduzir os gastos educacionais importa para os resultados de proficiência? evidências sobre a recessão no Brasil. 2021. 41f. Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho investiga o efeito da redução dos gastos em educação resultado da recessão econômica vivenciada pelo Brasil entre 2014 e 2016 sobre os resultados educacionais dos estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. O choque recessivo é avaliado sobre os gastos educacionais e adicionalmente sobre a atividade econômica. Verifica-se que o choque nos gastos em educação reduz a proficiência dos estudantes em Matemática e em Português em ambas as séries. Choques sobre a atividade econômica não reduzem o resultado dos estudantes. Todavia, choques sobre os gastos educacionais em municípios que também foram afetados pela atividade econômica tendem a ser maiores do que em municípios pouco expostos aos choques nos gastos educacionais.
Abstract: This paper investigates the effect of the reduction in spending on education resulting from the economic recession experienced by Brazil between 2014 and 2016 on the educational resultsof students in the 5th and 9th grade of elementary school. The recessive shock is assessed on educational spending and additionally on economic activity. It appears that the shock in spending on education reduces students' proficiency in Mathematics and Portuguese in both grades. Shocks in economic activity do not reduce student outcomes. However, shocks on educational spending in municipalities that were also affected by economic activity tend to be greater than in municipalities with little exposure to shocks in educational spending.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70319
Aparece en las colecciones: CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_aaa.pdf406,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.