Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Ricardo Brito-
dc.contributor.authorAraújo, Antonia Amanda-
dc.date.accessioned2023-01-27T13:39:22Z-
dc.date.available2023-01-27T13:39:22Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationARAÚJO, Antonia Amanda. Reduzir os gastos educacionais importa para os resultados de proficiência? evidências sobre a recessão no Brasil. 2021. 41f. Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70319-
dc.description.abstractThis paper investigates the effect of the reduction in spending on education resulting from the economic recession experienced by Brazil between 2014 and 2016 on the educational resultsof students in the 5th and 9th grade of elementary school. The recessive shock is assessed on educational spending and additionally on economic activity. It appears that the shock in spending on education reduces students' proficiency in Mathematics and Portuguese in both grades. Shocks in economic activity do not reduce student outcomes. However, shocks on educational spending in municipalities that were also affected by economic activity tend to be greater than in municipalities with little exposure to shocks in educational spending.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPerformance educacionalpt_BR
dc.subjectChoque nos gastos educacionaispt_BR
dc.subjectChoque na atividade econômicapt_BR
dc.subjectGastos em educaçãopt_BR
dc.titleReduzir os gastos educacionais importa para os resultados de proficiência? evidências sobre a recessão no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho investiga o efeito da redução dos gastos em educação resultado da recessão econômica vivenciada pelo Brasil entre 2014 e 2016 sobre os resultados educacionais dos estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. O choque recessivo é avaliado sobre os gastos educacionais e adicionalmente sobre a atividade econômica. Verifica-se que o choque nos gastos em educação reduz a proficiência dos estudantes em Matemática e em Português em ambas as séries. Choques sobre a atividade econômica não reduzem o resultado dos estudantes. Todavia, choques sobre os gastos educacionais em municípios que também foram afetados pela atividade econômica tendem a ser maiores do que em municípios pouco expostos aos choques nos gastos educacionais.pt_BR
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_aaa.pdf406,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.